Por Daniel Couto

Dirigido por Greta Gerwig (Lady Bird: É hora de voar e Nights and Weekends) o longa Adoráveis Mulheres (2019) apresenta uma abordagem diferente para uma história clássica.

Em sua quinta adaptação para o cinema – e após diversas releituras em peças para televisão – o livro de Louisa May Alcott ganhou um novo frescor. Muito disso vem de uma montagem que abre mão da linearidade para abusar dos diferentes tempos narrativos, que nos ajudam a entender a historia da família March.

Contraste talvez possa ser a melhor palavra que descreva o estilo de montagem empregado no filme. Nas cenas da adolescência das irmãs imperam cortes ritmados que dão vida e pulsão à casa da família March. Já na fase adulta, os cortes são mais longos tomam conta da narrativa.

A temperatura de cor na montagem de Adoráveis Mulheres

Outro artifício que marca esses dois tempos narrativos é a diferença de temperatura de cor adotada na cinematografia e acentuada na pós-produção do filme.

Mais uma vez, na adolescência, o visual é marcado por cores quentes, tomadas com uma luz amarelada. Nas cenas de Jo March  em Nova York e seu posterior retorno à cidade natal, o tom azulado dá o tom das sequências.

A escolha de planos na montagem de Adoráveis Mulheres

A montagem dos diálogos em Adoráveis Mulheres também ganha um frescor diferente. Interessante notar como em muitas das cenas, a montagem abre mão do consolidado ‘plano-contraplano’, amplamente utilizado em diversos filmes,  para dar lugar aos diálogos que transcorrem em plano conjunto.

Mesmo em diálogos montados na lógica de plano e contraplano nota-se uma predominância do quadro na figura feminina, mesmo que o discurso seja do personagem masculino.

Vale destacar ainda as rimas utilizadas na montagem em Adoráveis Mulheres. Estas são apresentadas nos cortes análogos.

Algumas das cenas no tempo futuro terminam com o mesmo enquadramento em que começam no tempo passado. A mesma rima é utilizada em cenas que se repetem, como quando Jo procura por Beth, ou as repetidas descidas das escadas na casa da família March.

Analisando pela ótica da montagem em Adoráveis Mulheres, a força do filme de Greta Gerwig está em recontar uma história clássica dando uma roupagem totalmente atual.

Os efeitos psicológicos da montagem são abordados em detalhes no curso Introdução à Montagem ministrado pelo professor Daniel Couto. Mais informações no link abaixo.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.