Como já dissemos aqui, este ano o Festival Varilux de Cinema Francês acontece de maneira diferente. Devido à pandemia do coronavírus e com os cinemas fechados, a organização do festival liberou 50 grandes filmes franceses das últimas edições para assistirmos gratuitamente em casa, até o dia 27 de agosto.

Para facilitar, fizemos uma curadoria e destacamos os 10 títulos abaixo:

Meu Bebê

Dirigido por Lisa Azuelos, no filme conhecemos Héloïse, mãe de três filhos. Jade, sua filha mais nova, acabou de fazer 18 anos e vai sair do ninho para continuar seus estudos no Canadá. À medida que ajuda nos preparativos da mudança, Héloïse se lembra dos momentos compartilhados com a filha e de tanto antecipar a sua partida acaba esquecendo de viver o presente. Uma comédia levinha para aquecer o coração. Crítica aqui.

A Revolução em Paris

Este é mais um dos filmes franceses que buscam resgatar o passado histórico do país. Em 1789, sob o reinado de Luís XVI, o povo francês se rebela contra a monarquia e exige uma transformação na sociedade baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. No longa, os destinos de homens e mulheres são cruzados com figuras históricas importantes. No coração da história, há o destino do rei e o surgimento da República. Tem a Adèle Haenel. Crítica aqui.

 

Cyrano mon amour

Edmond Rostand ainda não completou 30 anos, mas já tem dois filhos e muitas angústias. Desesperado por trabalho e há dois anos sem conseguir escrever, ele propõe ao renomado ator Constant Coquelin uma nova peça, uma comédia heróica, em verso. Assim, começa a escrever essa peça na qual ninguém acredita, mas por enquanto, ele só tem o título: Cyrano de Bergerac. O longa mostra os bastidores ficcionais da escrita de uma relevante obra do teatro francês. Crítica aqui.

 

Asterix e o segredo da poção mágica

O imperador romano Júlio César sempre quis derrotar os irredutíveis gauleses, mas jamais teve sucesso em seus planos de conquista. Até que, um dia resolve mudar de estratégia. Ao invés de atacá-los, passa a oferecer aos gauleses os prazeres da civilização. Desta forma, Júlio César ordena a construção do Domínio dos Deuses ao redor da vila gaulesa para impressioná-los, e, assim, convencê-los a se unirem ao império romano. Só que a dupla Asterix e Obelix não está nem um pouco disposta a cooperar com os planos de César. Entre os filmes franceses disponíveis estão várias animações e essa é uma que vale a pena.

 

Amor à segunda vista

Gosta de realidades paralelas? Alguns filmes franceses da lista trabalham esse tema. É o caso de Amor à Segunda Vista. Da noite para o dia, Raphaël se vê mergulhado num mundo no qual nunca encontrou sua esposa Olivia. Seu objetivo agora é reconquistar a mulher da sua vida, que se tornou uma perfeita desconhecida. Comediazinha romântica ideal pra assistir agarradinho comendo pipoca.

 

O Professor Substituto

A lista de filmes franceses disponíveis abrange vários gêneros, inclusive bons suspenses. Nesta trama, um professor comete suicídio se jogando pela janela da sala de aula, em frente aos alunos adolescentes. Em seu lugar é contratado Pierre Hoffman como professor substituto, que logo percebe que um grupo de seis alunos parece indiferente ao que acontece à sua volta. Aos poucos, Hoffman nota que este pequeno grupo exerce uma estranha influência sobre o resto da escola, inclusive na direção. Cada vez mais obcecado por eles, o professor passa a segui-los até descobrir quais são seus planos.

Um Gato em Paris

Este é mais um exemplo de boa animação francesa. A história é focada em Dino, um gato que divide a vida entre duas casas. Durante o dia ele fica ao lado de Zoé, a filha de Jeanne, que é delegada de polícia. À noite ele acompanha Nico, um ladrão de grande habilidade que perambula pelos tetos de Paris em busca de novos roubos. Dino é testemunha de tudo o que acontece com seus dois donos e, por causa disso, vive várias aventuras.

 

O Poder de Diane

A situação da barriga de aluguel é recorrente no cinema e temos aqui um novo exemplo. Diane aceitou carregar o filho de Thomas e Jacques, seus melhores amigos. Nessas circunstâncias, não muito ideais, ela se apaixona por Fabrizio. A partir daí vemos uma série de situações tragicômicas envolvendo as relações do quarteto.

 

O Mistério de Henri Pick

Em uma estranha biblioteca no coração da Bretanha, uma jovem editora descobre um manuscrito extraordinário que imediatamente decide publicar. O romance se torna um best-seller. Mas seu autor, Henri Pick, um bretão fabricante de pizza que morreu dois anos antes, nunca teria escrito nada além de suas listas de compras, segunda a viúva. Convencido de que se trata de uma fraude, um famoso crítico literário decide liderar a investigação. Sinopse instigante, que dá muita vontade de apertar o play.

 

Abril e o Mundo Extraordinário

Entre os filmes franceses disponíveis, um dos que mais me interessou foi este. Em 1941 o mundo aparece radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. Napoleão V reina na França, onde, assim como no resto do mundo, há 70 anos os cientistas estão desaparecendo misteriosamente. O universo francês é mergulhado numa era pré-industrial, centrada no uso do carvão, onde não há rádio, televisão, eletricidade, aviação, motor à combustão. É nesse mundo estranho que a jovem Abril parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante. Essa vai ser a minha escolha de hoje a noite.

Se quiser conferir a lista completa de filmes franceses disponíveis no Festival Varilux em Casa, é só acessar aqui.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.