Já faz um tempo que o cinema e as histórias em quadrinhos andam de mãos dadas. Grandes sucessos da sétima arte são inspirados ou adaptados de obras da nona arte. Quando o assunto envolve estas duas mídias, a conversa sempre gira em torno de Marvel ou DC, porém, pouco sabe o público médio que o universo das histórias em quadrinhos é muito mais amplo do que apenas super-heróis.

Na Europa temos uma variedade de hq’s aclamadas que mereciam mais atenção do público, coisa que um filme poderia contribuir. Um destes exemplos é o personagem Agent 327, criado por Martin Lodewijk para uma série de quadrinhos holandeses . Publicada pela primeira vez em 1966, a hq continuou com uma tiragem semanal até 1983, voltando a ser produzida novamente a partir de 2000.

O Agent 327 – uma paródia de James Bond – faz parte da resistência holandesa. O grupo foi organizado pelo Partido Comunista, que se opunha à ocupação nazista da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. As histórias envolvem tramas mirabolantes, conspirações internacionais, sátiras de figuras públicas reais, disfarces e uma boa dose do humor holandês.

Agent 327: Operation Barbershop

Com tamanha popularidade, é curioso que ainda não tenha virado filme. Bem, mas existem planos para isso. O Blender Institute, um estúdio de animação em Amsterdã, está desenvolvendo um longa metragem baseado nesta série de quadrinhos. A empresa é uma subsidiária da Blender Foundation, desenvolvedora do software Blender. O programa é muito usado em animações 3D e na produção de games de código aberto. Por conta disso, o estúdio conta com a participação de pessoas de qualquer parte do mundo.

Contudo, para produzir um longa metragem sabemos que é preciso muito tempo e dinheiro. A solução encontrada pelo Blender Instituto foi uma campanha de crowdfunding. Para sentir um gostinho do projeto, o estúdio lançou um curta-metragem do Agent 327, possivelmente um trecho do futuro longa-metragem.

Quem está acostumado com os curtas da Pixar e Disney, vai se surpreender com este curta, que é bem mais ousado. Ele não se intimida ao mostrar um inocente sendo lobotomizado, ou combates envolvendo armas de fogo ou navalhas. O curta/teaser foi lançado em 2017 e eu ainda aguardo ansiosamente o lançamento do longa.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema! Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.