Por Marília Bacci
Mais uma vez venho falar do “novo” cinema indiano pra vocês, e esse post é sobre o filme No Smoking (2007), do diretor Anurag Kashyap.
No Smoking é uma adaptação do conto de Stephen King, Quitters, Inc. É um pouco diferente do conto, no qual a “empresa” de reabilitação apenas tortura os familiares dos pacientes. No filme, ela assume um aspecto sobrenatural, como se não existisse, e os pacientes que indicarem outros recebem de volta o que foi tirado deles.
O nome do personagem principal, K (vivido por John Abraham), nunca é revelado, o que aumenta o suspense da trama. O amigo de K, Abbas, o convence a parar de fumar com o tratamento de uma empresa em que ele mesmo conseguiu abandonar o vício. Quando K concorda em fazer o tratamento descobre que tem que pagar uma quantidade absurda de dinheiro. A partir daí o filme se transforma em um thriller emocionante entre K e sua vontade de continuar fumando, e a empresa, que usa de técnicas duvidosas e sobrenaturais para fazer o tratamento em seus pacientes.
O filme se saiu muito bem com os críticos, recebendo vários prêmios principalmente por seus aspectos técnicos, mas não agradou o público, que considerou a história muito à frente de seu tempo, algo que as audiências não estavam acostumadas a assistir.
Assim como os outros filmes de Kashyap que já mostrei aqui, é possível perceber semelhanças nas filmagens, como câmeras, enquadramentos, trilha sonora e iluminação. O filme todo tem uma iluminação contrastada, com várias áreas de sombra criando um clima sobrenatural. São usados mais planos fechados, como detalhe, primeiro plano e médio.
Em No Smoking vemos cenas muito parecidas com Dev. D, que foram gravadas com o mesmo tipo de câmera em steadycam, que é presa ao corpo do ator, e todo o cenário ao fundo fica rápido, enquanto ele parece se mexer devagar.
Embora o filme seja de um diretor que gosta de trabalhar com atores que não são conhecidos, tem como personagem principal John Abraham, um rosto bem conhecido na indústria hindi.
Até a próxima!