Chegou a minha época preferida do ano: o Natal. E não tem nada que eu ame mais do que ficar assistindo filmes natalinos (sério, eu adoro um filme de Natal, fico na contagem regressiva). Já virou tradição aqui no Cinemascope fazer algum conteúdo especial de Natal. Eu mesma já fiz uma lista de filmes baseados na obra Um Conto de Natal, do Charles Dickens, mas teve também uma análise de Esqueceram de Mim, o possível Natal de acordo com os nossos diretores preferidos e até como seria o Natal em Star Wars. Porém, como filme natalino nunca é demais, eis que eu vim aqui dar cinco dicas de filmes de aquecer o coração nessa época do ano (e, honestamente, depois de 2020 estamos precisando, não?). Já aviso que vai ter muita animação, afinal, melhor do que um filme de Natal é uma animação de Natal.

A ORIGEM DOS GUARDIÕES

Eu absolutamente amo esse filme. O descobri sem querer e fiquei completamente apaixonada, inclusive, já o indiquei por aqui outras vezes, mas não custa repetir. O filme aborda diversos assuntos como crescimento, perda, união e a busca de cada um por seu propósito no mundo de maneira lúdica, envolvente e emocionante. Dirigido por Peter Ramsey, esse longa de 2012 acompanha a lenda de Jack Frost, um garoto capaz de controlar o inverno que se junta a um grupo de Guardiões Imortais com o objetivo de impedir Breu, o bicho-papão, de destruir os sonhos das crianças, incluindo o Natal.

Onde assistir? Netflix, Now, AppleTV (alugar/comprar) e Looke (comprar).

KLAUS

Essa foi uma animação que ganhou meu coração já pelo trailer e todas as expectativas que eu criei compensaram. O filme mistura humor, angústia, sonhos e tristezas de um jeito tão bem orquestrado que é impossível não se envolver. Nesse longa, escrito e dirigido pelo espanhol Sergio Pablos, somos apresentados a uma possível origem da lenda do Papai Noel, contada por meio das experiências de Jesper, um carteiro que é forçado por seu pai, o responsável pelo serviço de correios, a ir para Smmeerenburg, uma isolada e apática cidade no círculo polar ártico dividida por uma briga entre clãs. Lá, ele conhece Klaus, um lenhador solitário que se revela um homem generoso e capaz de, junto a Jesper, transformar aquele lugar.

Onde assistir? Netflix.

PADRINHOS DE TÓQUIO

Uma animação fora da casinha. Eu particularmente amo animações japonesas (inclusive, já falei sobre Studio Ghibli por aqui e sugeri algumas obras como 5 Centímetros por Segundo) e essa é mais uma imperdível. A história, que acontece no Natal, gira em torno do trio de sem-teto Hana, uma ex-drag queen, Gin, um antigo ciclista alcoolatra e Miyuki, uma adolescente fugitiva,  que encontram uma bebê recém-nascida abandonada na rua e entram em uma jornada para encontrar os pais dela. A obra, dirigida por Satoshi Kon, é de 2003 e vai, conforme acompanha essa aventura do trio, nos envolvendo por cada uma de suas histórias. É emocionante, complexo e o clássico filme de deixar o coração quentinho.

Onde assistir? AppleTV (alugar/comprar).

UMA SEGUNDA CHANCE PARA AMAR

Ok, talvez esse deixe o coração amarguinho também, mas vale a pena, prometo. Eu sou a rainha dos romances/comédias românticas de Natal e essa foi uma das mais populares do ano passado. Achei interessante como escapou de algumas fórmulas já manjadas dos filmes desses gêneros e fez uma homenagem inspirada ao Wham! e ao George Michael – não à toa o nome do filme em inglês é Last Christmas, uma referência a uma das canções natalinas mais famosas e icônicas que existem. O filme tem um tom agridoce, com um humor por vezes ácido e é cheio de lições de moral bem a cara de um filme de Natal. Idealizado por Emma Thompson, que divide o roteiro com Bryony Kimmings, e dirigido por Paul Feig, o longa acompanha a jovem Kate (Emilia Clarke), uma londrina frustrada que trabalha como elfa em uma loja de Natal o ano todo. Tudo muda quando ela conhece Tom (Henry Golding), que parece bom demais para ser verdade. Entre encontros e desencontros, Kate aprenderá a ressignificar sua vida e terá uma surpresa de Natal.

Onde assistir? Telecine, Now, GooglePlay (alugar/comprar), AppleTV (comprar) e Looke (comprar).

O AMOR NÃO TIRA FÉRIAS

Esse é aquele filme em que eu assisti bem novinha e ficou no meu coração para sempre. Eu absolutamente amo a casinha toda fofa e no meio do nada da Iris, personagem da Kate Winslet. Antes do Aribnb, a norte-americana muito bem sucedida Amanda Woods (Cameron Diaz) resolve, após uma desilusão amorosa, trocar de casa com a inglesa Iris Simpkins (Winslet), uma redatora de uma coluna popular infeliz com sua vida, e passar as festas em outro lugar. Elas então partem para a casa uma da outra e acabam encontrando novos interesses e descobrindo mais sobre si mesmas. É clichê? Muito. Clássica comédia romântica dos anos 2000 (o filme é de 2006), mas não deixa de ser fofo. Dirigido por Nancy Meyers, o longa é ótimo para quando você só quer ver algo leve e com cenários aconchegantes.

Onde assistir? Netflix, PrimeVideo, Telecine, Now, AppleTV (alugar/comprar) e Looke (comprar).

UM PRESENTE PRA VOCÊ

Já que estamos falando sobre filmes natalinos e sobre Natal, não poderia faltar um bônus nessa lista, não é? Queria deixar aqui a indicação de um clássico que eu já falei com bastante detalhes no Cinemascopetv. Se você ainda não conferiu A Felicidade Não se Compra, filme de Frank Capra de 1946, corre aqui nesse vídeo que eu te conto por que ele é e ao mesmo tempo não é um filme de Natal (mas que vem mais do que a calhar como opção para ver nessa época).

Feliz Natal!

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.