O bicho de estimação e leal serva de Lorde Voldemort está de volta aos cinemas.

Quem acompanha a franquia de livros e filmes de Harry Potter sabe que Nagini, a serpente do Lorde das Trevas, é uma eterna fonte de mistérios. O novo trailer de Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindewald, parece aumentar a aura de enigmas ao redor do assunto, ao mostrar que Nagini era originalmente uma mulher.

No filme, que estreia em novembro deste ano, veremos Claudia Kim interpretar a Nagini humana. A personagem é membro do Circo Arcanus e seu número consiste em, de maneira muito convincente, se transformar numa cobra. Em uma entrevista para a Entertainment Weekly a atriz se mostra aliviada ao poder enfim revelar esse mistério. Desde o início da campanha de divulgação do novo Animais Fantásticos, Kim era caracterizada apenas como “Maledictus”, ou seja, portadora de uma maldição de sangue que a transmuta em fera. Claudia revela que a Nagini que veremos nas telas está longe de ser a vilã que, entre outras carnificinas, matou Severo Snape.

“Vai ser muito interessante ver esse outro lado da Nagini. Até então, o público só a viu como uma horcruxe. Nesse longa ela é uma mulher maravilhosa e um pouco vulnerável que deseja acima de tudo continuar humana”, revela a atriz. No período do filme, que se passa em 1927, Nagini ainda consegue alternar entre as formas humana e de serpente. Entretanto, devido ao seu sangue, ela eventualmente se transformará em cobra de maneira permanente.

Nagini também vai criar uma amizade com Credence (Ezra Miller), outra figura dramática que possui problemas de transfiguração. O jovem se juntou ao circo após os incidentes causados em Manhattan vistos em Animais Fantásticos e Onde Habitam. “É incrível que essas duas almas errantes possam criar algo que se assemelha a uma amizade no circo. Credence é especial para Nagini pois ele a encoraja a usar seus poderes”, conclui Claudia.

Nossas cabeças estão girando com tantas dúvidas e com certeza uma penseira viria bem a calhar agora. Perguntas como em que ponto da história a personagem se transformou permanentemente em cobra e o que a levou a servir Lorde Voldemort (talvez) só serão respondidas quando assistirmos ao filme. Até lá, vale revisarmos os fatos que sabemos sobre a cobra:

Apresentação em O Cálice de Fogo

Apesar de conhecermos Você-Sabe-Quem em A Pedra Filosofal, a cobra Nagini não aparece até O Cálice de Fogo. No livro, a serpente nos é apresentada logo no primeiro capítulo e já mostra a que veio: devora o corpo do trouxa Frank Bryce. Nagini também se mostra vital para a sobrevivência de Voldemort antes que ele restaure seu corpo. O Lorde das Trevas sobrevive do veneno da cobra, “ordenhado” por Rabicho.

 

Uma relação especial com Você-Sabe-Quem

Nagini e Voldemort definitivamente eram muito próximos. Como ofidioglota, Você-Sabe-Quem podia se comunicar com ela e, as vezes, a ligação entre ambos parecia ser telepática. Em A Ordem da Fênix Voldemort possui o corpo de Nagini para atacar Arthur Weasley. Graças à indesejada ligação mental entre o Lorde e Harry, o garoto acaba experimentando o grotesco ponto de vista da cobra. O próprio Dumbledore afirma que Voldemort gosta de manter a serpente por perto e parece ter um controle incomum sobre ela, mesmo para um ofidioglota.

 

Uma arma letal

Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado possui ou insula Nagini contra diversos personagens. Além dos já mencionados Frank Bryce e Arthur Weasley, a serpente deu cabo de Caridade Burbage, professora de Estudos dos Trouxas, e executou Severo Snape.

Não era Bathilda, era cilada

A série Harry Potter tem vários momentos pesados, especialmente nos últimos livros. Um caso peculiar acontece em As Relíquias da Morte, quando Harry e Hermione visitam a casa da historiadora Bathilda Bagshot. Os fãs acham difícil esquecer que a bruxa já estava morta há algum tempo e era Nagini que possuía seu cadáver.

Quem foi rei não perde a realeza

Antes de conhecermos Nagini outras cobras já protagonizavam momentos importantes da saga. Na verdade, uma das primeiras vezes que vemos Harry usar magia é com uma cobra que sonha em conhecer o Brasil. Além de ser o símbolo da Sonserina, as serpentes são muito importantes também em A Câmara Secreta, quando conhecemos o temível Basilisco. Para completar a associação das cobras com elementos das trevas, J.K. Rowling descreve a Marca Negra, símbolo de Voldemort, como uma caveira com uma língua de serpente.

 

A Horcruxe Final

Nagini não foi só a última horcruxe a ser destruída, mas também a última a ser criada. Em entrevista, Rowling revelou que foi a morte de Bertha Jorkins que transferiu um pedaço da alma de Voldemort para a cobra. Depois de descobrir que suas horcruxes estavam em perigo, o Lorde das Trevas criou uma proteção mágica descrita como uma “esfera estrelada e translúcida”. Dumbledore já havia confessado a Snape que, quando Voldemort começasse a proteger a cobra, havia chegado a hora de contar a Harry que ele precisava morrer. Foi apenas depois da “morte” do garoto que Você-Sabe-Quem cometeu o erro de libertar Nagini, abrindo caminho para que Neville a matasse.

 

Com informações de Pottermore e Entertainment Weekly