Confira a nossa breve opinião sobre os curtas Cor de Pele, Seremos Ouvidas, Aonde Vão os Pés, Além de Tudo, ela  exibidos no Festival Olhar de Cinema:

Cor de Pele 

Direção: Larissa Barbosa | País: Brasil

A sinopse no site do festival define bem Cor de Pele: um filme-poema-manifesto-performance que reflete o passado, presente e futuro das mulheres negras. Curto, porem brilhante, o filme usa alegorias e metáforas para falar sobre a violência e repressão que milhões de mulheres enfrentam todos os dias. Levantando marcas de uma dor ancestral, o filme tem uma poesia potente sem meias palavras que, ao final, afirma: “feminista foi minha bisa, que desceu o pau no capataz racista”.

 

Seremos Ouvidas

Direção: Larissa Nepomuceno | País: Brasil

Seremos Ouvidas é o filme que você não sabia que precisava assistir até assisti-lo. Este documentário dá protagonismo a mulheres surdas que contam suas experiências enquanto feministas que precisam superar obstáculos a mais dentro da sociedade patriarcal em que vivem. Se a invizibilização da mulher já é grave, da mulher surda é ainda pior.

Organizado ao redor de três depoimentos, Seremos Ouvidas explicita que mulheres surdas sofrem opressão de homens surdos, denuncia como os serviços de apoio à violência contra a mulher carecem de intérpretes de LIBRAS e grita como é difícil para as mulheres surdas terem acesso a questões relacionadas ao feminismo. Por meio das entrevistas, torna-se evidente que as mulheres surdas que vivem fora dos grandes centros urbanos são vítimas ainda mais frágeis da agressão doméstica e do machismo estrutural, sendo o agressor por vezes inocentado. É urgente que este curta seja visto e essa questão discutida nacionalmente.

 

Aonde Vão os Pés

Direção: Débora Zanatta | País: Brasil

Dentro de um estilo de depoimento, Aonde Vão os Pés se inicia com a exibição de sucessivas fotos de infância de uma garota que em tudo era diferente de sua irmã, principalmente nos padrões de gênero. Em seguida, acompanhamos as aventuras dessa mesma garota, agora adolescente, que acompanhada de uma amiga, aproveita a noite no bar do vilarejo onde vivem, ao lado de outras figuras livres.

Belamente fotografado, o curta possui movimentos de câmera e enquadramentos muito bem pensados. A história de liberação sexual sem preconceitos também é interessante, mas Aonde Vão os Pés não consegue unir, ou mesmo justificar, as cenas iniciais com o decorrer da trama. O final apressado e a relação esgarçada entre mãe e filha acabam colaborando negativamente para o resultado final.

 

 

Além de tudo, ela

Direção: Pedro Vigeta Lopes, Pâmela Regina Kath, Mickaelle Lima Souza, Lívia Zanuni | País: Brasil

Na trilha do redescobrimento de figuras históricas brasileiras, neste curta conhecemos Enedina Alves Marques, a primeira mulher negra a se formar em engenharia civil na Universidade Federal do Paraná nos anos 1930. A partir de três depoimentos, conhecemos um pouco sobre a trajetória de Enedina, seus hábitos, personalidade e os principais feitos.

Todavia, Além de tudo, ela é superficial e sem personalidade. Por depender completamente dos entrevistados não é possível entender quem era a verdadeira Enedina. Não existe uma análise crítica sobre os fatos apresentados, apenas uma exposição insípida de uma mulher que, pelo histórico, com certeza merecia um documentário melhor.

* Este texto faz parte da cobertura do Cinemascope sobre o Festival Olhar de Cinema

Para conhecer outros curtas do Festival Olhar de Cinema, confira a programação.

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