Quem aí já fez a promessa de que iria assistir mais documentários, mas na hora de escolher o que filme ficou na dúvida? E quantos de vocês, ao ver um evento histórico, não pensaram “isso dava um filme”?

Pois é. Os documentários são uma boa maneira de entender a realidade em que vivemos ou mesmo aprender sobre um período da história mundial. Mas por onde começar? 

Atentos a essas questões, o Cinemascope oferece a MASTERCLASS GRATUITA “Documentário: um espelho da realidade?”. Nela, o professor Fábio Monteiro irá responder a algumas destas questões ao tratar da gênese do cinema documentário e apresentar os principais filmes para aqueles que desejam conhecer um pouco mais sobre essa maneira de fazer cinema. 

INSCRIÇÕES AQUI

QUANDO

Quarta-feira 14 de outubro, às 19h

Duração de até 2h*

*A aula não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo. 

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes; críticos; cineastas; jornalistas; historiadores da arte e do cinema; professores de História, Arte, Cinema, Filosofia e matérias correlatas; entusiastas do cinema documentário.

MOTIVOS PARA SE INSCREVER

  • Aula ministrada por um profissional atuante, mestre e doutor no assunto;
  • E-book com o nome de todos os filmes citados durante a masterclass;
  • Participação no sorteio do livro A História de Salvador Allende no Cinema de Patrício Guzmán (2014), de autoria de Fábio Monteiro.

INSCRIÇÕES AQUI

PARA SABER MAIS

Se você quiser aprofundar seus conhecimentos sobre documentário desde e conhecer um pouco da didática do professor Fábio Monteiro, separamos alguns links caprichados: 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Cinemascope (@cinemascopebr) em

Já na live Lugares de Falas x Lugares de Imagens: um panorama do negro no cinema brasileiro Fábio conversa com Magno Martins sobre o representatividade e o espaço dedicado ao corpo negro no cinema brasileiro, seja na ficção, seja nos documentários. 

 

Também vale conhecer o canal Vestibular em Cena onde o Fábio conduz vídeos que relacionam humanidades e cinema

 

Sobre o Professor

Após graduar-se em História e Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Fábio Monteiro seguiu adiante os estudos transitando entre as Humanidades e o Cinema. Conheceu os grandes festivais e mostras de cinema brasileiros, cursou Especialização em Documentário pela EICTV e teve a oportunidade de monitorar oficinas de audiovisual em escolas públicas e privadas no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, além das unidades do SESC. Hoje é doutor em História pela PUC/SP onde desenvolveu a pesquisa intitulada “Das imagens políticas à poética da imagem – História, memória e testemunho no cinema de Patricio Guzmán”, é produtor do canal Vestibular em Cena e colunista do Jornal O Vale. Atualmente, é professor do Curso de Introdução ao Cinema Documentário do Cinemascope.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.