Depois de 16 anos do lançamento de O Retorno de Jedi (1983) que fechou a trilogia clássica, estréia Star Wars: Episódio I — A Ameaça Fantasma (1999). Esse foi o primeiro filme do universo Star Wars que assisti. Já tinha ouvido falar muito da saga, mas não tinha um parente nerd para me apresentar todos os pormenores. Acabei assistindo a trechos do filme quando ele era exibido no SBT. Entendi nada. Isso porque esse é o filme mais político da série. Boa parte da trama se passa nos bastidores do poder com senadores, república e possíveis golpes. Para quem esta chegando agora e não sabe nada do universo fica meio chato mesmo.

É até meio difícil fazer uma sinopse do filme, mas ele se inicia com dois cavaleiros Jedi, o mestre Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e o aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) tentando impedir que a Federação Comercial invada o pacífico planeta de Naboo,  governado pela jovem Rainha Amidala (Natalie Portman). O objetivo da invasão é forçar a rainha a assinar um tratado político. As coisas se desenrolam para uma trama maior do que uma simples invasão. Eles acabam viajando pela galáxia e, no percurso, encontram um jovem de nove anos chamado Anakin Skywalker (Jake Lloyd) que tem qualidades bem próximas às de um Jedi.

Star Wars:  A Ameaça Fantasma

Qui-Gon Jinn (Liam Neeson), Anakin Skywalker (Jake Lloyd), Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) e R2-D2 ao fundo.

 

Acho que esse é o tipo de filme que funciona de verdade quando você assiste pela segunda vez. Depois de saber onde toda a politicagem queria chegar, a história fica mais interessante, mais palpável. Na segunda visita, você entende os gatilhos e as referências dos planos ali traçados. Faz até mais sentido o título do filme ser A Ameaça Fantasma, pois nele sabemos coisas como a origem dos androides R2-D2 e C-3PO e conhecemos a terra natal do grande vilão da série.

Outra diferença desse episódio é que George Lucas teve acesso a recursos tecnológicos que não tinha na saga original, tanto por questões financeiras quanto técnicas. Com isso ele fez tudo quanto era possível em CGI. Para os mais saudosistas, perdeu-se um pouco da magia que era trazida pelos bonecos e máscaras dos primeiros filmes. Talvez o ponto mais odiado de todos seja o surgimento de Jar Jar Binks (Ahmed Best). Coitado.

O mais engraçado é Lucas defende o personagem com unhas e dentes. Inclusive, recentemente, num evento sobre os 20 anos de lançamento do filme, declarou que ele era seu personagem favorito. O ator que viveu o personagem, Ahmed Best, declarou no Twitter em 2018 que pensou em desistir de sua carreira e até em se matar devido tamanha repercussão negativa que o personagem teve na época do lançamento do longa.

Star Wars:  A Ameaça Fantasma

Jake após sua prisão em 2015

O ator que interpretou Anakin, Jake Lloyd, em Star Wars: A Ameaça Fantasma também sofreu. Ele era vítima de bullying de seus colegas de escola o que o fez desistir da carreira em 2003. Além de Star Wars ele havia participado do filme Um Herói de Brinquedo (1996), com Arnold Schwarzenegger. Em 2015 o garoto voltou a ser notícia por dirigir perigosamente na Carolina do Sul (EUA). Após se recusar a parar o carro, ele foi perseguido pela polícia e só parou quando bateu o automóvel em uma árvore. Depois de um tempo preso, foi constatado que ele precisava mais de cuidados do que de punição. O ex-ator sofre de esquizofrenia e está recebendo cuidados em clínicas especializadas até hoje.

Bom, voltando ao filme, apesar de toda controvérsia, Star Wars: A Ameaça Fantasma tem uma das cenas mais memoráveis de toda a saga. A luta de sabres de Obi-Wan Kenobi, Qui-Gon Jinn contra o Sith Darth Maul (Ray Park). Aliás, acho um desperdício Darth Maul ter durado apenas um filme. Era um vilão tão legal que merecia mais tempo na saga. Vou até deixar a cena aqui porque merece. Mas tem spoilers fortes aqui, se você ainda não assistiu ao filme, veja por sua conta e risco.

 

Um dos diálogos mais interessantes do filme acontece quando Anakin é apresentado ao conselho para ser treinado nos conhecimentos Jedi. Mestre Yoda, com sabedoria e conhecimento da Força, questiona o jovem sobre seus sentimentos e fala uma das frases que selam o destino do pequeno:

O medo é a trilha para o lado negro. O medo leva à raiva. E a raiva leva ao ódio. O ódio leva ao sofrimento. Sinto muito medo em você.

Mestre Yoda

É interessante que mesmo antes de iniciar o treinamento do garoto, Yoda já consegue ver um caminho que a criança pode levar. Com relação à construção desse personagem verde, fã nenhum pode reclamar. Mesmo no filme mais mal visto ele ainda tem seus acertos.

Star Wars:  A Ameaça Fantasma

Em contrapartida, o longa traz também uma das piores coisas dessa nova saga: a explicação do que é a Força. Um dos grandes pontos altos da saga é justamente o mistério que envolve essa energia que cerca todos os seres e os debates sobre o que leva uma pessoa a optar pelo Lado Negro. Em Star Wars: A Ameaça Fantasma eles tentaram explicar isso usando o termo midi-chlorians, que seriam, segundo o próprio Qui-Gon, “Formas de vida microscópicas que estão em todas as células vivas. Sem midi-chlorians a vida não existiria… e não conheceríamos a Força”.

A impressão que tenho é que essa trilogia e principalmente Star Wars: A Ameaça Fantasma, talvez funcionasse melhor como uma série de TV do que um filme. O andamento do título e seus acontecimentos não fecham muito bem com o tom de aventura que tínhamos na saga clássica. Talvez esse seja um dos motivos de tantos fãs estranharem e odiarem esses três episódios.

Inclusive, reza a lenda, que esse foi um dos motivos de George Lucas ter lançado a história a partir do episódio IV. Os episódios I, II e III não pareciam ser funcionais na época e foi sugerido que ele apresentasse um que fosse fechado em si mesmo. Ele escolheu o Episódio IV que bombou e somente anos depois contaria a origem de tudo na nova trilogia, coisa que faz um embaraço na mente de muita gente que não sabia nada sobre a saga, como eu inicialmente.

Se você está chegando nesse universo agora, recomendo fortemente que assista a trilogia clássica primeiro, seguindo a ordem de lançamentos dos filmes com os episódios IV, V e VI, para depois se aventurar por aqui. Já aconselhei a alguns amigos que pediram ajuda para iniciar a saga e parece que deu certo. Suas estantes já estão cheias de miniaturas de Darth Vader, Mestre Yoda e C-3PO.

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.