Kurt Cobain é considerado o último grande ídolo do rock. A sua música chegou aos ouvidos do mundo inteiro e todos o reconhecem até hoje, inclusive a minha mãe (mesmo ela o chamando de “cara que parece que não toma banho”).
O auge de sua banda, o Nirvana, foi durante a primeira metade da década de 1990, época em que o canal de televisão MTV era o principal veículo de divulgação de músicas e com uma relação direta e muito forte com o público jovem. Ou seja, aparecer no canal era sinônimo de que a banda tinha vencido barreiras e peneiras que a tornava digna de chegar a um grande público.
Por conta disso, o Nirvana foi acolhido como a grande banda da década de 1990 e o principal expoente do movimento grunge. Este tinha outros nomes como Pearl Jam, Soundgarden e Alice in Chains. Infelizmente, o grupo teve fim em 1994 quando o vocalista pôs fim à própria vida.
Nirvana e Smells Like a Teen Spirit
Aqui vamos falar da maior pérola do conjunto: o videoclipe de Smells Like a Teen Spirit. Vídeo que ficou marcado para sempre na história do rock. Esta é, sem dúvida, a música mais conhecida do conjunto e até hoje agita a galera quando é executada em qualquer lugar.
Lembro que certa vez fui a um festival de música que ocorria aqui em Belo Horizonte chamado Pop Rock Brasil. Entre uma banda e outra, eram executadas músicas gravadas. Numa dessas pausas, o cara do som colocou Smells Like a Teen Spirit para tocar. Foi batata. Roqueiros enlouquecidos!
Nirvana e a origem da música
Em um certo período, Kurt Cobain e Dave Grohl (baterista do Nirvana) namoraram duas integrantes de um grupo punk formado apenas por mulheres chamado Bikini Kill. Dave namorava Kathleen Hanna, vocalista, e Kurt, Tobi Vail, a baterista do conjunto.
Durante uma noite agitada na casa de Kurt, Kathleen pichou na parede do quarto a frase Kurt smells like Teen Spirit (“Kurt tem cheiro de espírito adolescente”, em tradução livre). Teen Spirit na verdade era o nome de um desodorante usado por garotas adolescentes e que Tobi usava. Era uma brincadeira por Kurt estar dormindo com sua amiga de banda.
Quando Kurt compôs a canção a nomeou com a pichação feita no seu quarto, porém nenhum dos outros membros da banda sabiam da existência do desodorante. Somente após a música ficar pronta é que alguém comentou a existência do produto e fizeram a associação com o mesmo.
O relacionamento de Kurt e Tobi não durou muito tempo, apesar de ela ter sido a primeira grande paixão do músico. Kurt inclusive dizia que foi a primeira mulher que o deixou tão nervoso que ele chegou a vomitar (sim, ele tinha essas analogias, digamos, nojentas).
Inclusive na música Aneurysm ele diz: “Te amo tanto que fico enjoado”. Apesar de nunca ter mencionado especificamente, Teen Spirit trazia fortes indícios de ser sobre a garota, além de trazer outros temas como raiva dos pais, seu cinismo e tédio. Ela foi escrita logo após a separação dos dois. Aliás, seus trabalhos ganharam um certo gás após o fim do relacionamento.
O videoclipe de Smells Like Teen Spirit, do Nirvana
A ideia do vídeo veio de Kurt. O conceito era de uma reunião de torcida que saia do controle. Pensou também em garotas de programa usando símbolo da anarquia em suas roupas. O momento em que a multidão invade o espaço da banda recria os primeiros shows do Nirvana em que essa cena era comum.
Em um dos momentos, aparece um zelador portando um balde e um esfregão. Isso seria uma referência para um antigo emprego de Kurt como zelador de um colégio e ele era péssimo nisso. A mensagem era: “o pior zelador do colégio Weatherwax agora era um astro do rock”.
Suas pirações durante as filmagens acabaram entrando em conflito com as do diretor Sam Bayer, a quem Kurt chamou de “pequeno Napoleão”. Isso porque o vocalista gostaria de dirigir o vídeo sozinho.
Eles chegaram a sair aos gritos e a ira de Kurt ainda foi um bônus que Sam conseguiu usar isso seu favor. Além de nervoso, ele ainda estava alcoolizado por ter bebido meia garrafa de Jim Beam durante os intervalos. Kurt auxiliou na edição do filme e ainda acrescentou a tomada que seu rosto aparece praticamente espremido na lente da câmera.
Recepção do clipe na MTV
Ao ser lançado na MTV americana, o clipe virou febre e foi um dos primeiros Buzz Bin da emissora. O termo faz referências a videoclipes de artistas e bandas iniciantes que eram “dignos de zumbido”, “de ponta”.
A apresentadora Amy Finnerty, uma das primeiras a assistir ao vídeo, disse que se a emissora não lançasse o clipe para o público, esse não seria o lugar em que ela gostaria de trabalhar.
Num dos shows no final de 1991, no Cow Palace em São Francisco, o conjunto Pearl Jam abriu o show com um trecho de Smells Like Teen Spirit e Eddie Vedder, vocalista da banda brincou: “Lembrem-se que nós a tocamos primeiro”.
O Nirvana também se apresentaria no mesmo lugar na mesma noite. Segundo relatos, o ator Keanu Reeves, estava no lugar no dia e tentou até uma amizade com Kurt Cobain, mas sem muito sucesso. No hotel em que estavam naquela noite, Kurt e sua então namorada Courtney foram tão incomodados por outros hóspedes que colocaram um anúncio na porta nada gentil: “Nada de gente famosa, por favor, estamos trepando”.
Saindo do status de uma banda desconhecida, esses eventos eram sinais de que, no início do próximo ano, 1992, Teen Spirit seria a maior canção do mundo e o Nirvana, a maior banda. O conjunto ocupou as paradas de sucesso com seu hit e seu solo de guitarra simbolizava o real início do rock da década de 1990.
No final das contas
Apesar do título se referir a um produto industrializado, tanto a música quanto o clipe de Smells Like Teen Spirit não têm nada disso. Eles sintetizam bem qual é a do espírito jovem. Primeiro pelo seu gênero musical, o rock, que foi um dos primeiros movimentos musicais a dar voz ao jovem que queria se expressar. A letra e toda a euforia empregada nos instrumentos exalam uma força, uma vontade de mudar o mundo que sentimos de forma mais intensa durante a puberdade.
Segundo, o clipe evoca a escola, obviamente na visão de Kurt, justamente o ambiente em que esses dramas se intensificam. Apesar de se tratar de um colegial americano, reconhecemos facilmente as figuras e o cenário devido aos famosos filmes que crescemos vendo.
Acho que o primeiro que me vem a cabeça é Ela É Demais (1999), que foi um dos que gostava de assistir na Sessão da Tarde, mas ainda tem As Patricinhas de Beverly Hills (1995), 10 Coisas que Odeio em Você (1999) e mais um montão. Kurt usa justamente esse cenário para falar de toda essa euforia que era bem forte nele e que existe ao menos um pouco dentro de nós nesse período. Estão lá as líderes de torcida, os músicos e até um nerd no final.
Nirvana e o simbolismo juvenil
Esse primeiro plano do clipe, é muito significativo. O All Star batendo o pé no alto de uma arquibancada. Acho que todo adolescente teve ao menos um. Eu tive no mínimo uns três e quanto mais velho ele estava mais eu gostava dele. Minha mãe sempre quis jogar ele fora e nunca deixava.
E isso, mais arquibancada, remete muito a quando estamos na escola e vai acontecer algum evento, ou algum pronunciamento da diretora e precisamos ficar todos enfileirados e em silêncio, ouvindo com atenção. A gente até tentava, mas os pés não negavam nossa inquietação. Até mesmo para mim que era um dos mais nerds da sala, o pé não resistia a acompanhar a música que tocava na minha cabeça.
Daí, as coisas melhoram com uma evolução maravilhosa. Ao invés de uma senhora de idade com um microfone emitindo uma microfonia ensurdecedora, temos a banda mais legal do momento tocando numa quadra. Ao invés de professoras, temos líderes de torcida anárquicas dançando no ritmo da música. É uma visão que qualquer jovem roqueiro gostaria de ter. Esse seria um dia muito legal na escola.
Repare na composição desse quadro. Kurt foi realmente um gênio em conseguir colocar todos esses elementos juntos. É uma sensação de caos e ordem misturada. Rebeldia e uma certa inocência juntos. Esse amarelado e uma certa névoa empregam uma sensação de calor muito forte. É como se os hormônios exalassem sem se contentar com os limites do corpo. Só espero que todo mundo tenha usado Teen Spirit.
Depois de todo esse caos, a música se acalma e temos um compasso mais lento. Surge o zelador. A impressão é do que resta após um dia agitado de aulas. Zeladores ou “tias da faxina” como a gente dizia, arrumando todo o caos que a gente fez. Bom, não sei se foi essa a intenção, mas foi bem forte esse contraste entre barulho e calmaria. Mais adiante, ele vai entrar na dança também e acaba sendo atingido pelo som de Kurt, o que é ótimo. Ele também merece.
O legado do Nirvana
Grande parte do que eu escrevi nesse texto veio de sua biografia Heavier Than Heaven: Mais Pesado que o Céu, de Charles R. Cross. Esse livro é um relato muito forte sobre os bastidores da vida de Kurt.
Tanto que tenho ele há bastante tempo e ainda não consegui terminar. As coisas que Cobain passou na vida foram pesadas, o que explica um pouco o porque da essa euforia e raiva empregadas na sua arte e as razões de sua vida ter o fim que teve. Infelizmente.
Cara, eu fiquei até sem saber como terminar esse texto. Isso por que, esse foi um dos primeiros clássicos do rock que eu ouvi e deu aquele arrepio na alma. Acho que por ser de uma geração mais próxima da minha, os conflitos, as formas com que ele compôs a música e o clipe me tocaram mais diretamente do que outros grandes como Stairway to Heaven, do Led Zeppelin, ou Bohemian Rhapsody do Queen.
Sons, que hoje também tem um lugar muito especial na minhas referências de rock, e de muita gente, é o que sempre uso para evangelizar a galera que está se interessando pelo estilo. Mas Kurt Cobain e seu legado no Nirvana serão sempre um dos primeiros mitos a serem apresentados aos novatos.
Bom, para encerrar, vou deixar aqui abaixo uma playlist com músicas e bandas que rondaram o universo roqueiro da década de 1990. Musica que algum VJ da MTV certamente já anunciou o clipe na tv. Então, curte aí!
Navegue por nossos conteúdos
- Gosta de opiniões sobre filmes? Clique aqui e confira todas as críticas especializadas em nosso site.
- No Cinemascope você encontra os melhores especiais sobre cinema. Acesse aqui e prepare-se para mergulhar em incríveis retrospectivas cinematográficas.
- Clique aqui e fique que por dentro de notícias e novidades sobre cinema.
- Temos uma equipe maravilhosa espalhada por todo o Brasil. Conheça nossos Cinemascopers!
- Acreditamos no poder do Cinema e do Audiovisual para a cultura e conhecimento. Considere tornar-se um apoiador do Cinemascope.
CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.
DESVENDE O MUNDO DO CINEMA
A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.