Dirigido por Ruben Fleischer, conhecido por Zombieland, e escrito por Will Beall, responsável pelo roteiro da adaptação dos heróis da DC Comics (Super Homem, Mulher Maravilha, Batman, Flash e Lanterna Verde) às telonas. Caça aos Gângsteres não é um filme que vá ficar na sua cabeça por dias, mas é um filme que cumpre muito bem o seu papel de entreter.Sean Penn incorpora o gângster Mickey Cohen, um lunático violento que ascende dentro da máfia por sua sede de sangue e que, em 1949, controla o crime em Los Angeles. Seu objetivo? Dominar a cidade assim como os americanos fizeram com os índios. Ninguém é capaz de impedí-lo. Juízes, policiais e até outros gângsters se curvam ao poder de Mickey, um ex-pugilista judeu que pune sem dó quem atrapalha seus negócios.Do outro lado, a favor da lei, temos o igualmente “osso duro de roer”, Sargento John O’Mara, personagem do sempre competente, Josh Brolin. Típico policial durão que detona com 3 ou 4 capangas, e cuja dignidade está acima de qualquer preço que o gângster mais poderoso da cidade estiver disposto a pagar. Nem mesmo a gravidez da esposa, Connie (Mireille Enos) é capaz de impedí-lo de ir atrás de Cohen.
Trabalhando ao lado de O’Mara, Sargento Jerry Wooters, o malandro bom moço de Ryan Gosling. É um policial conformado com o fato de a cidade estar afundada no crime, evita ficar ao alcance dos olhos de Mickey, dançando conforme a música até que conhece Grace Faraday (Emma Stone) a professora de etiqueta e “brinquedo pessoal” de Mickey Cohen.
Nick Nolte interpreta o chefe de policia responsável pela ideia de criar um time de policias que agiriam fora da lei para desmantelar as operações de Mickey e o enxotar de Los Angeles. E ele deixa nas mãos de O’Mara recrutar os membro desse time.
E então temos Robert Patrick (O Exterminador do Futuro 2) como o policial com uma pegada de velho oeste, Max Kennard. Michael Peña (Marcados Para Morrer) como o aprendiz atrapalhado de Max, Navidad Ramirez. Anthony Mackie (Guerra ao Terror) como o oficial badass, Coleman Harris e Giovanni Ribisi (Avatar) como o oficial Conway Keeler, responsável pela parte de inteligência do grupo, instalando escutas e tomando nota sobre os passos do gângster Mickey Cohen.
Caça aos Gângsteres não tem uma história que impressiona. Muito menos uma direção inspirada, mas é um filme competente. Pela fotografia de Dion Beebe (Chicago; Colateral; Memórias de uma Gueixa) que além de garantir ótimas tomadas noturnas, valoriza os figurinos de Mary Zophres (Onde os Fracos Não Tem Vez; Um Homem Sério; Bravura Indômita), mas principalmente por seu elenco, responsável por grande parte da qualidade do filme, que mesmo com personagens claramente delineados (O vilão sem piedade, o policial durão) conseguem um resultado interessante.
Ao adotar um tom cômico e talvez caricato – algo que deve vir de Fleischer, considerando Zombiland – Caça aos Gângsters se diferencia de outros filmes do gênero, evitando o suspense da caçada e optando por situações dramáticas e/ou absurdas para pontuar os momentos chave do filme.
Com uma boa produção, uma boa história, um ótimo elenco e boas sequências de ação cheias de humor e drama, o longa certamente faz valer o ingresso, mas não impressiona.
Caça aos gângsteres (Gangster Squad)
Ano: 2012
Diretor: Ruben Fleischer.
Roteiro: Will Beall.
Elenco Principal: : Ryan Gosling, Emma Stone, Sean Penn, Josh Brolin.
Gênero: Policial.
Nacionalidade: EUA.
Veja o trailer:
Galeria de Fotos: