Por Breno Bringel
Novo trabalho do casal Shari Springer Berman e Robert Pulcini, responsáveis pelo excelente Anti-Herói Americano (American Splendor) e pelo ótimo filme pra TV, Cinema Verite, Girl Most Likely (que, no Brasil, recebeu o título genérico de Minha Vida Dava um Filme) peca pela falta da originalidade presente em seus trabalhos anteriores, seguindo a fórmula usada por 90% das comédias dramáticas hollywoodianas.
O filme apresenta a história de Imogene (Kristen Wiig), promissora dramaturga em decadência que, após perder o emprego, o namorado e tentar um falso suicídio com o intuito de lhe chamar a atenção, é obrigada a voltar à casa da sua excêntrica família. Desse modo, o roteiro formulaico, escrito pela quase inexperiente Michelle Morgan (que também atua no longa), apresenta algumas poucas boas sacadas, como o nome do personagem de Matt Dillon, mas não consegue fugir do lugar-comum.
Com um elenco cheio de nomes famosos, interpretando um misto de personagens interessantes e banais, a veterana Annette Bening é quem consegue se sobressair. De fato, sua personagem Zelda, a mãe de Imogene e Ralph, é uma mulher que apesar de seu vício em jogos e suas escolhas pouco ortodoxas, também é sensível e amorosa com os filhos. Assim, a personagem consegue ir de uma espécie de vilã, no início do filme, a quase uma vítima da vida e das circunstâncias.
Kristen Wiig, por outro lado, convence como uma personagem fútil e egocêntrica mas que na realidade necessita ser o centro das atenções para suprir as carências da infância, sobretudo a falta do pai. Destaque também para o pequeno papel do sempre hilário Bob Balaban, como o peculiar “falecido” pai de Imogene e Matt Dillon, como o namorado de Zelda e agente secreto da CIA.
Contando, por fim, com uma ótima trilha sonora, com músicas de Billy Joel, Bruce Springsteen e The White Stripes, dentre outros, o filme se encerra de forma clichê, com um final batido e vazio, digno dos melodramas mais banais que Hollywood produz e sempre continuará produzindo.
Minha Vida Dava Um Filme (Girl Most Likely)
Ano: 2012.
Direção: Shari Springer Berman, Robert Pulcini
Roteiro: Michelle Morgan
Elenco principal: Kristen Wiig, Annette Bening, Matt Dillon.
Gênero: Comédia/Drama
Nacionalidade: EUA.
Veja o Trailer:
Galeria de Fotos: