Por Ana Carolina Diederichsen
Não é segredo que a ensolarada Califórnia localiza-se sobre uma importante falha geológica e que, vira e mexe, os EUA são atingidos por terremotos. Também não é segredo que existe algum tipo masoquista de prazer por parte dos americanos em ver nas telonas sua terrinha destruída, só para ter a chance de reconstruir tudo e reforçar seu patriotismo.
Sabendo disso, não é surpresa que o mais recente filme catástrofe de Hollywood parta dessa premissa. O excesso de clichês também não espanta (note: clichê não é necessariamente ruim) e nesse longa, a surpresa é positiva. Talvez pelo carisma de Dwayne “The Rock” Jonhson, talvez pelo uso eficiente do CGI ou pela simples liberação de adrenalina que a ação toda provoca (sem sair do conforto da poltrona e sabendo que ninguém se feriu).
Seguindo o padrão de filmes de ação (inspirados pela saga “James Bond”), o longa já começa com uma sequência eletrizante envolvendo o helicóptero de salvamento da equipe de resgate dos bombeiros comandado por Ray (Dwayne Johnson). Apesar de não acrescentar muito à trama, serve para mostrar incontestavelmente como Ray é ‘ultra master blaster’ sensacional. O que confere um pouco de credibilidade, ao contrário dos outros filmes do gênero, é que o personagem é um bombeiro militar especialista em salvamentos em situações difíceis, tendo atuado em diversas guerras e provado naquelas ocasiões seu valor e perícia em situações como as que o longa apresenta. Além de tudo, ainda é o típico valentão com o coração derretido, capaz de fazer tudo pela família (isso inclui a ex esposa, com o casamento marcado com um poderoso da construção civil).
O segundo núcleo é comandando por Lawrence (Paul Giamatti; O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro), o maior especialista em terremotos do mundo. Em uma entrevista, o sismólogo conta como desenvolveu um método inovador capaz de prever terremotos. Eis que enquanto explica, recebe dados alarmantes de seu sistema. Aproveitando a equipe de TV no local, Lawrence anuncia em rede nacional que a Califórnia será fortemente chacoalhada pela velha conhecida falha de San Andreas, ocasionando os maiores terremotos e tsunamis que já existiram na face da terra…Mais clichê impossível, né? Não se em cena está um ator do calibre de Giamatti, que enriquece o filme com sua incrível capacidade de transformar um personagem raso e até mesmo entediante, em um cientista cativante e interessante.
Já o outro núcleo, seguindo o paradigma dos clichês, é composto pela bela filha de Ray, Blake (Alexandra Daddario) que está exatamente onde a terra treme com mais fervor. No ímpeto de resgatar a filha, o valentão ruma a San Franciso, não sem antes salvar Emma (Carla Gugino), sua ex-mulher. Essa situação inusitada abre espaço para que, ainda que por pouco tempo (afinal a terra está literalmente se partindo ao meio), Dwayne explore seu lado mais dramático.
Enquanto aguarda o resgate do pai herói, a jovem mostra que tem o mesmo instinto e habilidades do progenitor e usa seus conhecimentos para manter-se viva em meio ao caos, ajudando ainda dois desconhecidos. É claro que o contato próximo numa situação extrema cria o terreno perfeito para um breve romance. Curiosamente, as situações se colocam de tal maneira, que a bela vai perdendo peças de roupa ao longo do filme, evidenciando suas curvas…
Terremoto é o tipo de filme que, de tão previsível, desde a primeira cena já deixa claro como vai terminar. Mas as situações exageradas e uso extensivo de bons efeitos especiais, além de atores carismáticos, garantem a diversão ininterrupta durante suas quase duas horas de duração. Se você é fã do gênero, não pode perder. E se gosta de aventuras, um filme sobre terremotos é exatamente a desculpa que faltava para ir a um cinema 4D, onde as cadeiras que se movimentam, o vento, fumaça e água reais são uma diversão à parte.
Terremoto – A Falha de San Andreas (San Andreas)
Ano: 2015
Diretor: Brad Peyton
Roteiro: Carlton Cuse, Andre Fabrizio, Jeremy Passmore
Elenco Principal: Dwayne Jonhson, Paul Giamatti, Alexandra Daddario, Carla Gugino, Ioan Gruffudd
Gênero: Aventura, Ação, Thriller
Nacionalidade: EUA, Austrália
Veja o trailer:
Galeria de Fotos: