Da redação

A Pandora Filmes lança nesta quinta-feira, em São Paulo, o filme búlgaro A Lição, premiado na seção Novos Diretores do Festival de Cinema de San Sebastián e que circulou por mais de vinte festivais internacionais.

Inspirado em uma notícia de jornal e no absurdo do cotidiano, o filme é marcado por um tom dramático-realista, e levanta a questão do quanto julgamos e somos julgados segundo nossos próprios ideais de moral e certo/errado. Para falar sobre essa questão, tão atual numa sociedade constantemente exposta nas redes sociais, duas mulheres que endossam em seus trabalhos o papel da mulher diante dos desafios da vida em sociedade, a filósofa e escritora Marcia Tiburi e a psicanalista Maria Lucia Homem. A conversa sobre “A era do julgamento” será realizada logo após a sessão de estreia das 19h30, no Espaço Itaú de Cinemas do Shopping Frei Caneca.

Dirigido por Kristina Grozeva e Petar Valchanov, o longa conta a história rígida e correta professora primária Nadezhda (Margita Gosheva). Quando descobre um furto de dinheiro dentro da sala de aula, a personagem cria uma obsessão em descobrir quem foi o culpado.  Às voltas com problemas familiares, a personagem se envolve em uma série de situações que a fazem questionar os limites da ética. A partir daí, o espectador é levado a refletir sobre questões inevitavelmente presentes na vida em sociedade, como o julgamento alheio, a burocracia, e a empatia com o outro. A Lição foi inspirado na história de um professor búlgaro e é a primeira parte de uma trilogia pautada pela mesma proposta de transformar em filme notícias de jornal.

Em parceria com a El Cabriton, a Pandora Filmes criou a camiseta #Mejulgue inspirada em A Lição, um filme sobre os limites entre nós e o outro e a “era do julgamento” em que vivemos. Quem for assistir ao filme usando a camiseta ganha meia-entrada.

Serviço

Local: Espaço Itaú de Cinema – Shopping Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – SP)
Data: quinta-feira (11.06)

Horário da Sessão: 19h30

Horário do Debate: após o término da sessão

Os ingressos começam ser distribuídos com 1 hora de antecedência. Sujeito à lotação da sala.