Boa notícia para quem curte cinema nacional: o Festival de Cinema de Gramado 2021 acontece entre os dias 13 e 21 de agosto. Apesar do desmonte da cultura e do audiovisual brasileiro, organizado pelo Governo Federal, o cinema resiste, assim como o Festival de Gramado. Este ano, a 49a edição do evento será exibida pela internet, televisão por assinatura (Canal Brasil) e televisão aberta (TVE-RS). A transmissão acontece sempre às 21h30. Já a cerimônia de premiação vai ao ar no dia 21 de agosto, às 21h, também com exibição ao vivo pelo Canal Brasil e nas redes sociais do Festival.

De acordo com a organização, o Festival de Gramado 2021 recebeu a inscrição de 893 filmes para participar das mostras competitivas. Após o processo de curadoria, 52 deles foram selecionados para as categorias Longas-Metragens Estrangeiros, Longas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Gaúchos, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Gaúchos.

“Em tempos tão complexos, ter uma qualidade e uma quantidade tão empolgantes de filmes, do Brasil e do exterior no Festival, nos deixa muito felizes e esperançosos. Produções inéditas que aguardavam com ansiedade, como nós, esta edição do Festival de Gramado para conectar-se com as audiências. Representam o melhor da garra, da resistência e do talento que emerge do audiovisual contemporâneo”, analisa Marcos Santuario, que ao lado da atriz argentina Soledad Villamil formam a curadoria do evento.

Abaixo, listamos os 7 longas-metragens nacionais que concorrem ao Kikito.

Jesus Kid | Direção: Aly Muritiba

Eugênio é um escritor de western em dificuldades. Seu personagem mais famoso, Jesus Kid, está indo mal de vendas. Então aparece o que poderia ser a sua salvação: ele é contratado para escrever o roteiro de um filme. O diretor também é responsável por filmes como Ferrugem (2018), premiado em Gramado, e Para Minha Amada Morta (2015).

Festival de Gramado 2021

 

A Primeira Morte de Joana | Direção: Cristiane Oliveira

Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no Sul do Brasil, ela percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma. A diretora Cristiane Oliveira é responsável por longas como Mulher do Pai (2016) e o curta Messalina (2004).

Festival de Gramado 2021

 

O Novelo | Direção: Claudia Pinheiro

Cinco irmãos acabam sendo criados pelo irmão mais velho, após a morte da mãe. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma numa UTI pode ser seu pai. Na sala de espera do Hospital os irmãos mergulham em seus conflitos e memórias e, através do tricô aprendido na infância.

Festival de Gramado 2021

 

Carro Rei | Direção: Renata Pinheiro

Uno se comunica com carros desde criança. Quando uma lei coloca a empresa da família em perigo, Uno busca o seu melhor amigo de infância: um carro. Junto com o seu tio, transforma-o no Carro Rei – um carro que pode falar, ouvir e até se apaixonar. Um carro que tem planos para todos. A diretora pernambucana imprimiu seu estilo único em filmes como Amor, Plástico e Barulho (2013), e ao lado de Sérgio Oliveira, o curta Praça Walt Disney (2011) e Açúcar (2017).

Festival de Gramado 2021

 

Homem Onça | Direção: Vinícius Reis

Era das privatizações. Pedro trabalha na Gás do Brasil que passa por uma reestruturação. Ele é obrigado a demitir sua equipe e antecipar a aposentadoria. Aposentado, Pedro vai morar na sua pequena cidade natal. Lá, ele descobre que a fera que habitava as matas, durante sua infância, continua viva. No elenco estão Chico Diaz, Silvia Buarque, Emílio de Mello, entre outros.

Festival de Gramado 2021

 

A Suspeita | Direção: Pedro Peregrino

Drama policial que conta a história de Lúcia (Glória Pires), uma renomada investigadora. Aos 55 anos, dedicou toda a sua vida à profissão e é um nome respeitado entre seus colegas. Tudo muda durante uma investigação. Um famoso escritor, que estava trabalhando nas memórias de um dos chefes do tráfico no Rio de Janeiro e teve seu telefone grampeado por Lúcia, é assassinado. A policial se torna alvo de investigação de seus superiores, ao mesmo tempo em que descobre que tem Alzheimer.

Festival de Gramado 2021

 

Álbum de Família | Direção: Daniel Belmonte

 Grupo de atores e atrizes ensaia uma peça virtualmente e busca soluções para contornar o fato de que não podem se encontrar. Confinados em casa, usam os próprios familiares em cena. A peça escolhida é ÁLBUM DE FAMÍLIA, de Nelson Rodrigues, numa tentativa de debater a ideia de família tradicional brasileira. O filme conta com um grande elenco, entre eles Daniel Belmonte, Otávio Müller, Cris Larin, George Sauma, e a participação especial de Renata Sorrah, Tonico Pereira, Lázaro Ramos,

Festival de Gramado 2021

Para saber mais sobre o Festival de Gramado 2021, é só dar pulo aqui.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.