Entrevista realizada por:
Carine Souza e Jorge Ialanji Filholini

O longa Casa de Antiguidades, escrito e dirigido por João Paulo Miranda Maria, teve a sua primeira exibição no Brasil na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, realizada entre outubro e novembro. Antes, o filme integrou a seleção oficial do Festival de Cannes – que não ocorreu neste ano devido a pandemia de Covid-19 – e passou pelos prestigiados festivais de San Sebastián e Toronto.

Ambientado no Brasil atual, o filme retrata Cristovam, um homem negro que se muda de Goiás para uma antiga colônia austríaca, no sul do país, para trabalhar em uma fábrica de leite. Diante de conservadores, xenófobos e racistas, ele se sente isolado na cidade. Cristovam vive em uma casa abandonada, cheia de objetos e recordações que o reconectam com suas raízes. Como se essa casa de memória estivesse viva, mais objetos começam a aparecer, e, com isso, lentamente, Cristovam vai passando por uma transformação. O filme conta com excelentes atuações de Antonio Pitanga e Ana Flavia Cavalcanti.

João Paulo Miranda Maria nasceu em Porto Feliz, em 1982. Em 2015, dirigiu o curta Command Action, selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes, ao qual voltou em 2016, desta vez para a competição de curtas, com A garota que dançou com o Diabo, que recebeu Menção Especial do Júri. Seu último curta, Meninas Formicida (2017), foi selecionado para o Festival de Veneza. Casa de Antiguidades é seu primeiro longa-metragem.

Direto da França, em entrevista por e-mail, Miranda Maria comentou sobre a criação e elaboração do roteiro e direção de Casa de Antiguidades: “Primeiro surgiu como um sonho: eu mais velho dentro de uma casa desconhecida, onde estranhamente encontrava objetos que remetiam ao meu passado, depois ao passado de meus pais e depois objetos do qual não mais sabia a quem pertencia, como se tivessem sido largados para um esquecimento”. Falou de quando a arte se entrelaça com a política: “Não consigo enxergar a possibilidade de fazer um Cinema sem envolver o social/político”.

Ele também explicou a escolha de Antonio Pitanga para dar vida ao personagem Cristovam: “Pitanga representa a História do Cinema Brasileiro, eu não conseguiria imaginar um outro ator”. Teve espaço para comentar as tantas metáforas que o longa apresenta, assim como falou sobre a situação atual da cultura no Brasil, principalmente a questão precária da Cinemateca Brasileira: “Coincidentemente dialoga com a Casa Abandonada de meu filme, um lugar onde a memória está deixada ali e sendo aos poucos esquecida, depredada e jogada às traças”. Leia a entrevista na íntegra a seguir.

 

“Não consigo enxergar a possibilidade de fazer um Cinema sem envolver o social/político”

 

Pergunta: Poderia comentar o processo de elaboração do roteiro do filme, como surgiu a ideia e concepção do enredo?

João Paulo Miranda Maria: Primeiro surgiu como um sonho: eu mais velho dentro de uma casa desconhecida, onde estranhamente encontrava objetos que remetiam ao meu passado, depois ao passado de meus pais e depois objetos do qual não mais sabia a quem pertencia, como se tivessem sido largados para um esquecimento. Em 2015, escrevi essa ideia num roteiro, onde o protagonista se chamava Antonio e que em si levava as marcas do tempo e história de um povo, não sendo apenas um indivíduo. No roteiro, trouxe elementos da cidade onde cresci, que foi Rio Claro, interior de São Paulo, terra de Plinio Salgado (líder do movimento integralista dos Camisas Verdes, que hoje em dia vestem camisas azuis). Lá cresci numa escola alemã tradicional e sempre me via como um peixe fora d’água naquela cidade.

Meu pai era atirador esportivo, cresci aprendendo a manipular diferentes armas. Muito da minha infância e adolescência trouxe nesse roteiro. Depois de ter avançado na estrutura, precisava encontrar um lugar real e que ilustrasse como uma “metáfora” esse lugar que descrevia, um Brasil perdido no tempo, no frio (filmamos no inverno) e perdido de suas referências, como num outro país. Aí, peguei meu carro em 2016 e viajei pelo Sul, visitando diferentes tipos de colônias, até encontrar a região de Treze Tilias – SC, colônia de origem austríaca formada nos anos 1940 através de imigrantes que figuram da segunda-guerra.

Casa de Antiguidades

 

P: Mesmo com um tempo não definido no longa, os elementos que moldam o filme, como o número 17 e a frase “Deus aSSima de todos” nas paredes da casa abandonada, incluindo uma metáfora da destruição da memória e identidade culturais brasileiras, acabam nos levando a enxergar um período e espaço atuais. Esses elementos marcam um posicionamento político muito acentuado da sua parte. Pra você, em que medida arte e política devem dialogar?

JPMM: Não consigo enxergar a possibilidade de fazer um Cinema sem envolver o social/político. Ao ligar uma câmera, tenho que lidar com a realidade e não posso me colocar como um « Deus » e criar algo completamente fora deste contexto, como algo abstrato. Preciso trazer à tona todo este sentimento forte ao perceber o meu entorno, doa a quem doer, mas não posso ser hipócrita e desconsiderar a realidade. Por exemplo, a própria casa abandonada (todas locações eram reais) que foi construída nos anos 1940 por um ex-policial nazista que fugiu da guerra. O « SS » de “assima” vem da ignorância (origem de toda intolerância e preconceito junto ao fanatismo), como poderia se referir a SS da polícia nazista. Ao revelar isso, eu chamo e me coloco num campo de batalha para enfrentar os demônios que pareciam invisíveis, mas que estão colados a nós em nossas sombras.

Às vezes me vejo como num ato religioso (mesmo não tendo uma religião específica), pois a religião quer e interfere na realidade, e vejo que a Arte precisa ter a mesma força na sociedade, até ir além da religião, pois falamos do humano e de sua enorme profundidade e dilemas mundanos, para reencontrar algo universal, de outra dimensão, no campo invisível. Por isso também que, ao analisar toda produção de arte, notará que não há celulares ou referências modernas, para justamente ter uma cara de um futuro retrô, como se nosso futuro tivesse uma cara dos anos 1970 de plena ditadura.

 

P: A escolha de Antônio Pitanga para protagonista acaba sendo uma espécie de contribuição para um reparo histórico a respeito da invisibilização de artistas negros no Brasil. Foi uma escolha consciente nesse sentido?

JPMM: Não nesse sentido, pois independentemente de sua cor, Pitanga representa a História do Cinema Brasileiro, e eu não conseguiria imaginar um outro ator (mesmo branco) que carregasse esse peso e que tivesse dentro de si um olhar visceral como uma força escondida para dar um grande grito de fúria a qualquer instante. Como disse, em 2015, chamava meu protagonista como Antonio e nunca o descrevi como negro ou com 80 anos no roteiro. Deixei ali o nome, pois sempre foi ele minha referência, mas não sabia se aceitaria meu convite por eu não ser nenhum cineasta famoso (sempre trabalhei com não atores ou atores de grupos de teatro do interior).

O nome foi alterado para Cristovam após minha pesquisa em Pirenópolis – GO (de onde vem o meu personagem e toda sua referência de boiadeiro e da cultura popular das cavalhadas, donde vem os mascarados que se travestem de animais). Ao ser questionado pela produtora sobre quem eu imaginava para o papel, disse na hora Antonio Pitanga, com certo receio de achar inviável. Eles se assustaram por nunca terem imaginado um negro e tão velho (imaginavam um « nordestino » de 50 anos, forte). Achavam que poderia ser um grande risco e me pediram para antes conhecê-lo pessoalmente, o que fiz. A geração mais jovem e não cinéfila, lembra dele como o pai da Camila e com certeza não o imaginariam como um protagonista de peso dessa forma.

Hoje, ele recebe homenagens por sua história, mas dificilmente teve um papel de protagonista absoluto dessa maneira que o convidei. Tanto que fiz questão de dizer ao Pitanga que não seria uma espécie de “homenagem” mas que precisaria trazer uma força além de qualquer expectativa de terceiros e que tinha certeza de conseguir ver nele essa chama, esse “sangue nos olhos”. E, simbolicamente, sentia que precisava ser batizado por Pitanga, assim como foi Glauber em seu primeiro longa, ou Cacá. Como para conseguir botar meu nome na História do Cinema Brasileira, eu precisaria antes pedir a benção dele. Para mim, sempre foi fundamental sua presença. Apenas queria o maior e melhor ator que representasse nosso Cinema e povo brasileiro, num filme que fala de todo tipo de intolerância e preconceitos.

 

Casa de Antiguidades

Antônio Pitanga em Casa de Antiguidades

 

P: O filme é riquíssimo em metáforas e uma delas, a casa abandonada em que o protagonista vive, pode ser interpretada como o abandono pelo atual governo em relação à Cinemateca Brasileira, um verdadeiro desmoronamento de nossa história cinematográfica; nesse caso, o personagem Cristovam representa a resistência, sendo o guardião da memória, em meio à intolerância e violência da população da cidade fictícia, que emula uma parte da sociedade brasileira, aqueles que alimentam o apagamento das raízes culturais de nosso país, posicionando-se consequentemente contra diversas manifestações artísticas. Como você tem assistido a situação do cinema brasileiro nesse cenário?

JPMM: Uma das coisas importantes que falo no filme é sobre uma força colossal dos nossos ancestrais, de nossas raízes, da força de onde viemos, nossa origem. Assim como o Cinema Brasileiro precisa ser visto por sua população como este templo da Imagem e Voz da nossa História! Nunca seremos grandes se não reconhecermos a força de nosso passado e como isso ajudará a formar nosso futuro! Coincidentemente, dialoga com a Casa Abandonada de meu filme, um lugar onde a memória está deixada ali e sendo aos poucos esquecida, depredada e jogada às traças!

Como a fotografia dos pais de Cristovam ao chão, com seu verso depredado com o desenho de pênis. Um lugar do filme que é considerado como de heresia, tentações e desejos ocultos que a sociedade não quer falar, seus profundos desejos e pecados. Às vezes, vejo que nosso atual governo veja a Cultura e nossa Arte como algo do pecado, de bruxaria. E de fato nossas raízes populares são vibrantes e fortes, que realmente mexem com os mais conservadores.

Nossa Cultura Popular sempre foi uma libertação, sem amarras, mesmo que a sociedade brasileira em si seja muito conservadora. Em relação à Cinemateca, vejo como maior símbolo de nossa luta, pois, mesmo havendo grandes problemas em relação ao futuro fomento e o funcionamento da ANCINE, a Cinemateca Brasileira é muito mais importante. Seria como se botassem fogo em nossos ancestrais, paixões, nossa igreja! É muito simbólico e não podemos deixar de lutar por ela.

 

P: Você nasceu e morou em uma cidade do interior, Porto Feliz, no estado de São Paulo, e a cidade em que se passa o longa é no interior, só que no Sul do país. Considerando o discurso de Bong Joon-ho, quando recebeu o Oscar de Melhor Direção, na premiação deste ano, citando um ensinamento de outro diretor, Martin Scorsese, que diz que “o mais pessoal é o mais criativo”, o que tem de mais pessoal de João Paulo Miranda Maria em “Casa de Antiguidades”?

JPMM: Tudo! É muito pessoal esse filme, como falei no começo. Nasci em Porto Feliz, mas desde meus 2 anos de idade morei em Rio Claro, berço do integralismo e onde tem o maior acervo desse movimento. Estudei numa escola tradicional alemã e desde pequeno aprendi a usar armas de fogo, até competindo. Minha primeira namorada era negra e quando apresentei ela em meu aniversário, beijando-a, minha avó fez questão de limpar minha boca. Cresci vendo migrantes serem tratados como “caipiras”, preguiçosos ou ignorantes; ouvindo frases e opiniões preconceituosas como “preto quando não caga na entrada, caga na saída”… Se notarem, no filme, o personagem peida no início (cena do vestiário) para a câmera, justamente pra dizer que veio jogar toda essa merda na nossa cara e não está aí para agradar… Talvez esse peido também seja o famoso “pum do palhaço”em que a antiga Secretária de Cultura, Regina Duarte, sentia tanta falta em nossa Cultura.

Casa de Antiguidades

 

P: Gostaríamos de destacar a canção bastante utilizada no longa. Ela é muito inerente à personagem de Cristovam. Um chamado para o levante, para o embate, para a luta. Uma aclamação ancestral para o início da batalha. Assim como, há uma relação profunda da raiz de Cristovam, que vem de Goiás, e as culturas e tradições bastante ligadas a ele. Você pode nos contar como foi feita a escolha da canção para o filme? Surgiu durante o processo de roteiro, filmagem ou pós-produção?

JPMM: A música “É hora de rezar” surgiu na pós-produção, se trata de uma música que encontrei em um vinil do Festival de Umbanda de 1977. Cristovam segue a entidade de “caboclo boiadeiro” (no filme tem a estátua da entidade que ele vê pela janela). Na Umbanda tem os toques, pontos e músicas para chamar cada entidade. Por isso, já planejava trazer ao filme uma música genuína do “caboclo boiadeiro”, e acabei encontrando essa música.

Quem segue a entidade dança nessa música, manifestando a presença dessa força. Não é uma música qualquer, é uma música realmente usada em templo com essa finalidade de chamar de verdade a presença do “caboclo boiadeiro”. Essa entidade significa renovação, limpeza ou, diríamos, revolução: morrer o velho para surgir o novo. Daí, acredito que já possa imaginar vários paralelos ao filme. Além disso, a música narra a luta da entidade com o touro e diz que precisa morrer para viver (renascimento), sabendo que a folha verde vai nascer… tanto que, na versão internacional do filme, a música tem legenda para ser totalmente compreendida. A música se repete no final e até se estende, podendo saber mais do desfecho da luta da entidade com o touro pela canção, sabendo que agora ele “acordou”, que fez a “oferenda”, “o mundo ganhou” e “girou seu laço mudando o tempo”.

No final, o menino não dá o tiro de misericórdia, como Cristovam já havia feito com o cachorro. Há ideias de ciclos constantes, por isso até remetimento de certos movimentos de câmera e sempre a ideia de entrar em algo…

 

P: Um filme sempre surge e carrega referências – e também reverências – do cinema do passado, o cinema antes de nós. Na obra, podemos ver diversas delas. Quais as cineastas e os cineastas que você sempre gostou e acompanhou? Quais os filmes que inspiraram o jovem João Paulo e que o motivaram a seguir na trajetória cinematográfica?

JPMM: No Brasil, minha base é Mário Peixoto com o Limite, Glauber Rocha e Eduardo Coutinho (quero um dia flagrar a alma do povo brasileiro como ele fez, assim como sua simplicidade). Internacionalmente motivado por Dreyer, Ozu, Bresson, Antonioni, Varda, Pasolini e Kubrick. Nos dias de hoje, Sang-soo, Apichatpong e Lav Diaz.

 

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Carine Souza: Mulher negra, soteropolitana. Produtora cultural e idealizadora do Mulheres Negras na Biblioteca, um projeto de incentivo à leitura de obras de autoras negras.

Jorge Ialanji Filholini: Escritor, produtor cultural e fotógrafo. Autor dos livros de contos “Somos mais limpos pela manhã” (2016), finalista do Prêmio Jabuti, e “Somente nos cinemas” (2019).

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