Por Magno Martins

Após o lançamento de Medo e Desejo, filme renegado por Stanley Kubrick,  o diretor iniciou o seu novo trabalho,  A Morte Passou Perto (Killer´s Kill), lançado em 1955. Com um orçamento em torno de U$ 75 mil, Kubrick atuou como diretor e diretor de fotografia e assinou o roteiro do filme ao lado de Howard O. Sackler, fazendo desta história  a última da carreira de Kubrick que não fora baseada em uma obra já publicada.

Cinemascope - A Morte Passou Perto 1

A Morte Passou Perto conta a história de Davey Gordon (Jamie Smith), um boxeador fracassado que resiste, a todo custo, as ofertas de empregos de seus tios que vivem em um haras, longe das loucuras e ambições das metrópoles.  Gordon mora em um prédio vizinho de Glória Price (Irene Kane), uma dançarina de salão que possui uma história de família bem perturbadora, cujo sofrimento é consequência das diversas perdas que teve ao longo de sua vida. Ao salvar a dançarina das garras de um quase estupro de seu patrão criminoso Vincent Rapallo (Frank Silvera), Davey e Glória iniciam um romance e um plano para fugir de toda aquela triste realidade que viviam. A partir disso um drama se desenvolve na vida do casal e do criminoso Rapallo, que faz de tudo para impedir a felicidade deles.

Mesmo que alguns considerem a história um pouco fraca e que não é uma das obras de Kubrick mais aclamadas de sua carreira de sucesso, A Morte Passou Perto é recheado de excelentes ideias e conceitos, muito diferente de seu primeiro longa-metragem, mostrando que Stanley realmente estava apenas iniciando sua carreira como brilhante diretor. O filme foi produzido praticamente todo na estética Noir, e pode ser observado nas seguintes características: ambientes urbanos – o filme é todo ambientado em uma cidade grande, mostrando diversos aspectos, através de prédios, ruas movimentadas e bem iluminadas; uso de flashback o personagem Davey Gordon inicia o filme contando a história, através de flashbacks, em uma estação de trem; obsessão sexual/romântica – o personagem Vincent e sua obsessão pela dançarina Glória; sombras dramáticas e fotografia P&B – o filme é todo em preto e branco, com muitos ângulos não convencionais (como a cena em que o Vincent atira um copo em um quadro, mostrando a visão de dentro do quadro para o ambiente, e não mostrando o copo se quebrando externamente), com cenas com muitos contrastes.

Cinemascope - A Morte Passou Perto 2

Sendo assim, é perceptível que Kubrick utilizou a estética Noir para oferecer aos personagens principais da história uma relevância maior, prendendo a atenção do espectador e não há dúvidas de que ele tenha conseguido isso. E muitos se enganam ao dizer que a A Morte Passou Perto não seja um filme Noir por ser considerado do gênero Drama, já Noir é uma estética implementada nos filmes, independente do seu gênero.

E não há mesmo sombra de dúvidas da genialidade e ousadia de Stanley Kubrick para esta produção. Com um orçamento bem apertado, ele chegou a gravar em sem permissão e muitas das cenas sem que as pessoas percebessem.  Com isso, o cineasta teve alguns problemas técnicos na hora de captar o som nas cenas, fazendo com que ele tivesse que regravar todas as falas e efeitos sonoros posteriormente. Porém, Kubrick sobrepôs esses problemas, resolvendo os impasses com grande maestria. A Morte Passou Perto foi bem recebido pela crítica e público, lhe rendendo o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Locarno.

Mesmo que seja um filme do início de sua carreira, Kubrick aprimorou ainda mais suas técnicas de filmagens com profundidade de campo. Quando lançou o filme 2001 – Uma Odisseia no Espaço, em 1968, é perceptível sua referência ao filme A Morte Passou Perto na cena do corredor, com uma profundidade de campo incrível. Além disso, seria plausível dizer que o diretor pode ter inspirado Darren Aronofsky no filme Cisne Negro, na cena da bailarina em A Morte Passou Perto. Confira abaixo:

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Após  Morte e Desejo, Stanley Kubrick conseguiu mostrar ainda mais seu talento em A Morte Passou Perto e ele estava ainda no início de uma brilhante carreira. O público e a crítica mal esperavam pelo seu novo trabalho, que seria o aclamado O Grande Golpe, sua obra que o colocaria definitivamente na lista de um dos maiores diretores de todos os tempos.

Confira o trailer de A Morte Passou Perto: