Da redação

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo chega a sua 26ª edição e acontece entre os dias 19 e 30 de agosto de 2015, apresentando gratuitamente cerca de 400 filmes, dos mais variados países, em diversas salas de cinema da capital: MIS, Espaço Itaú de Cinema – Augusta, CineSesc, Cinemateca, Centro Cultural São Paulo, Cine Olido e Cinusp.

Um dos cinco maiores eventos do gênero em todo o mundo, o festival tem como tema neste ano a mobilidade urbana, que será retratada em diferentes programas e atividades, como um passeio ciclístico até o elevado Costa e Silva (Minhocão), com projeção de curtas na fachada de um dos prédios da região, filmes brasileiros que abordam o trânsito e os deslocamentos urbanos, e uma seleção do Festival Internacional de Clermont-Ferrand, na França, com produções que têm a bicicleta como foco.

Além das mostras tradicionais (Internacional, Latino-americana, Mostra Brasil, Panorama Paulista, Cinema em Curso e Oficinas Kinoforum) e dos programas fixos do festival, como a Mostra Infantojuvenil, a Quinzena dos Realizadores e a Semana da Crítica, a edição número 26 traz outras atrações na programação.

Do festival inglês de animação e curtas-metragens Encounters será apresentada uma seleção especial de curtas. O evento exibirá episódios da série “A Copa passou por aqui”, idealizada por Jorge Furtado, da Casa de Cinema, e dirigida por nomes como Ardiley Queirós e Lázaro Ramos, e também uma mostra de fotofilmes, com lançamento de livro de Marcello Tassara, realizador do primeiro fotofilme da ECA/USP. Entre os títulos selecionados para este ano, destaque para o vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2015, o libanês Waves’98, de Ely Dagher.

Serviço

26º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO

Datas: 19 a 30 de agosto de 2015 – Entrada gratuita

Locais: Museu da Imagem e do Som (MIS), CineSesc,  Espaço Itaú de Cinema – Augusta, Centro Cultural São Paulo (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cinusp e Circuito Municipal de Cultura

Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum