Da redação 

Alabama Monroe, que acaba de ser indicado a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, levou o Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme Estrangeiro no Palm Springs International Film Festival.

O filme levou mais de 400 mil pessoas aos cinemas na Bélgica, e ainda foi premiado no Festival de Berlim (prêmio do público de Melhor filme de Ficção e o Label Europa Cinemas), recebeu dois prêmios no Festival de Tribecca (melhor atriz e melhor roteiro), ganhou 9 prêmios Ensor na grande premiação belga, o Ostend Film Festival, e também concorre ao prêmio de audiência no European Film Awards 2013.

O longa é baseado em uma peça de teatro, escrita por Johan Heldenbergh e Mieke Dobbels. Mas, foi o próprio diretor Felix Van Groeningen que após ficar tão comovido com a história de amor de Elise e Didier, decidiu pedir a autorização dos autores para fazer o filme. A adaptação para o cinema foi escrita pelo próprio diretor em parceria com o roteirista Carl Joos, e conta com a participação de Johan Heldenbergh como ator, interpretando Didier.

Veerle Baetens, vencedora do prêmio de melhor atriz em Tribecca, encarna Elise Vandevelde, uma mulher realista, dona de um estúdio de tatuagem, e crente em Deus. Elase apaixona à primeira vista por Didier (Johan Heldenbergh) que é seu oposto total. Ele é um músico romântico, que lidera uma banda de música country, com tendência bluegrass, e não acredita em Deus. Apesar das diferenças, o relacionamento dá certo e eles têm uma filha, Maybelle (Nell Cattrysse). Aos seis anos a menina fica gravemente doente, a família se desestabiliza, e todas as diferenças que os uniam ameaçam separá-los.

A trilha sonora composta pelo músico Bjorn Eriksson, e interpretada pelos atores Veerle Vaetens e Johan Heldenbergh, também chama atenção no filme. A trilha se tornou número 1 em vendas na Bélgica e ultrapassou o sucesso de Titanic.