Da Redação

Após uma passagem de sucesso pelo Festival de Cannes, onde concorreu à Palma de Ouro, Aquarius, do diretor Kleber Mendonça Filho (O Som ao Redor) mostra mais uma vez a sua força ao conquistar neste domingo, 19, o prêmio de Melhor Filme na 63ª edição do Sydney Film Festival, na Austrália. Assim como em sua passagem no festival francês, o longa foi extremamente elogiado e conquistou a crítica outra vez.

O presidente do Júri, Simon Field, afirmou que a escolha foi unânime e não poupou elogios à obra de Mendonça. “É um atraente e relevante discurso sobre o Brasil contemporâneo […] Mendonça Filho criou um filme que é, ao mesmo tempo, político e pessoal, espirituoso, sexy, divertido.”. Field ainda comentou a atuação de Sônia Braga, a qual destacou como “uma performance surpreendente e destemida, como uma personagem sem medo, resistindo à pressão da família e do mundo corporativo”.

O filme segue a vida de Clara (Sônia Braga), uma crítica de música aposentada, viúva e mãe de três filhos. Ela mora em Recife, em um prédio dos anos 1940, Aquarius, cercada por seus discos de vinil e suas lembranças. As coisas começam a mudar quando uma construtora compra todos os apartamentos do edifício e ela se recusa a vender o seu. Começa, então, uma guerra entre Clara e a empresa, que insiste que ela ceda de qualquer jeito.

Com a data de estreia prevista para o segundo semestre de 2016, Aquarius conta ainda com Maeve Jinkings, Irandhir Santos e Humberto Carrão no elenco.