A American Society of Cinematographers — ASC para os íntimos — anunciou os seus candidatos a melhores filmes da 32ª edição do ASC Awards, premiação que elege as melhores produções de fotografia do cinema e da televisão norte-americana. A Associação é composta por diretores de arte e fotografia de Hollywood e da televisão.

Na categoria Theatrical Release, voltado para os lançamentos de produções cinematográficas, Blade Runner 2049O Destino de Uma Nação, DunkirkA Forma da Água Lágrimas Sobre o Mississipi foram os indicados.

Novidade

A grande novidade ficou por conta da indicação da diretora de fotografia Rachel Morrison, por Lágrimas Sobre o Mississipi. Ela é a primeira mulher a concorrer ao prêmio na categoria. O filme disponível na Netflix tem recebido muitos elogios da crítica estrangeira.

Essa também é a primeira vez que Dan Laustsen é nomeado à premiação da ASC Awards. Ele conquistou a nomeação por A Forma da Água, dirigido por Guilhermo del Toro

Enquanto Rachel Morrison e Dan Laustsen comemoram suas primeiras nomeações na ASC Awards, Roger Deakings, que trabalhou no filme Blade Runner 2049 de Dennis Villeneuve, recebeu sua 15ª indicação ao prêmio. Ele já havia vencido anteriormente por Um Sonho de Liberdade (1994), O Homem Que Não Estava Lá (2001) e 007 – Operação Skyfall. 

Bruno Delbonnel, de O Destino de Uma Nação, recebeu sua quarta nomeação na carreira. Ele venceu uma vez o prêmio, com Eterno Amor (2004). Hoyte van Hoytema, foi nomeado pela segunda vez na premiação.

Deakins, Delbonnel, Van Hoytema e Laustsen também receberam nomeações para o BAFTA.

Resultado

Os vencedores serão conhecidos no dia 17 de fevereiro e embora não seja considerada uma premiação de ponta do cinema americano, mostra algumas tendências para o Oscar 2018 nos quesitos Fotografias e Direção de Arte. Realizado desde 1986, 13 dos 31 vencedores do prêmio Theatrical Release também venceram o Oscar posteriormente.

Portanto, é bom ficar de olho nessas obras aí. Vai que uma delas leva a estatueta mais cobiçada do mundo do cinema.