Talvez você já tenha passado por essa situação: na hora de gravar um vídeo em um espaço apertado, não conseguiu o enquadramento que queria. Ou então acabou perdendo uma cena porque as lentes que usou eram mais “escuras” do que você imaginava.

Pois é, a escolha das lentes faz toda diferença na fotografia de um filme ou de um vídeo para a internet. Escolher corretamente esse acessório é essencial para um bom desempenho no set (ou no cenário do seu canal do YouTube).

Falando assim, parece fácil, mas como decidir a melhor lente para alcançar imagens memoráveis e desejadas? 

A resposta está na aula gratuita do curso de Direção de Fotografia, ministrado pelo professor Kiko Barbosa.

Nela, são apresentados os diversos tipos de lentes e abordadas questões como distância focal, diafragma e profundidade de campo. E não tem problema se você ficar na dúvida sobre algum destes termos, na aula o Kiko detalha direitinho cada um deles. 

Para arrematar, a explicação inclui exemplos visuais que facilitam a compreensão. A partir dessa aula, você verá com outros olhos a fotografia de muitos filmes. Para ter acesso ao conteúdo é só clicar no botão abaixo!

QUERO APRENDER

Mas corre que a aula grátis só fica disponível até o dia 18/07, às 23h59. Acredite: está imperdível. 

Sobre o Professor

Kiko Barbosa é diretor de fotografia e já contribuiu em projetos de empresas como Editora Abril, MRS, DM9, Exército Brasileiro, HBO Latin America, entre outras. Recentemente, fez parte da equipe de câmera como DP2 do documentário Holocausto Brasileiro, produzido pela HBO e exibido no canal MAX.

Na área de cinema, dirigiu a fotografia de mais de 15 curtas, dentre eles Sleep (2013, EUA), premiado no SciFi Boston Film Festival e com o prêmio de melhor Fotografia no NY Short Film Festival. Posteriormente, o curta foi selecionado por IAN SFB e Fernando Meirelles como um dos finalistas do festival The Walkers, promovido pela Johnnie Walker International, em 2014. É sócio-fundador da Impulso Filmes. 

Assista aos vídeos do quadro “Por trás do frame”, onde o Kiko fala sobre Direção de Fotografia: 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.