Quantas vezes você terminou de assistir a um filme e ficou confuso? Deu de cara com construções imagéticas ou discursivas “cifradas”, aparentemente inalcançáveis? Ainda, sentiu que tinha muito mais para absorver daquela obra, mas que por falta de repertório não foi capaz?

O fato é que não existe um tutorial definitivo ou um checklist de conceitos e técnicas que você deve saber para elevar sua relação com o cinema. Não é do dia para a noite que passamos a ter uma relação mais complexa com qualquer tipo de arte. Tudo leva tempo e muita dedicação. Leitura e uma diversidade de filmes assistidos.

O cinema tem mais de um século de existência. Portanto, não tem sentido ficarmos presos a apenas alguns diretores canônicos, uma determinada época ou país. Sair da nossa zona de conforto é o melhor caminho para quem deseja alcançar outro nível, seja como espectador, crítico ou profissional técnico.

Inegável que ter acesso a conceitos e conhecimento teórico ajuda nesse processo. Por isso, resolvemos pela primeira vez abrir uma das aulas do nosso curso online de Introdução à Linguagem Cinematográfica, do Donny Correia.

Nessa aula grátis sobre montagem clássica, descubra como o visionário D.W. Griffith criou parâmetros seguidos até hoje. Entre eles a elipse, o paralelismo e a regra dos 180°.

Nosso maior compromisso sempre foi com o ensino. Sendo assim, em uma iniciativa inédita, agora te damos as ferramentas certas para subir degraus nessa jornada de conhecimento. Clique no botão abaixo, pegue seu bloquinho de anotações e boa aula!

QUERO APRENDER

A aula grátis só fica disponível até o dia 10/07, às 23h59. Corre e não perde essa chance única!

Sobre o professor

Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Escritor e poeta, já publicou 6 livros. Escreve ensaios e resenhas em jornais como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como FMU, Academia Internacional de Cinema (AIC) e Sesc.

Ateste a qualidade, didática e conhecimento do Donny Correia:

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.