Da redação


Avanti Popolo, longa-metragem de estreia do cineasta Michael Wahrmann, recebeu os prêmios de Melhor Diretor (Michael Wahrmann), Melhor Ator Coadjuvante para Carlos Reichenbach (1945-2012), Melhor Filme pelo voto da crítica (Prêmio Abraccine) e o Prêmio Saruê (concedido pela editoria de cultura do jornal Correio Brasiliense para o melhor momento do festival), também para cineasta Carlos Reichenbach.

Todos os personagens de “Avanti Popolo” são baseados nos atores que os representam. As características físicas e pessoais de cada um dos intérpretes criam um diálogo com suas personagens fictícias, o que faz com que realidade e ficção se misturem nas representações. O único ator profissional do filme é a Estopinha, a cadela que representa Baleia, estrela do programa Dr. Pet. O filme tem estreia prevista no Brasil no dia 03 de janeiro de 2014.

Morro dos Prazeres, longa-metragem da diretora Maria Augusta Ramos, foi premiado como Melhor Direção (Maria Augusta Ramos), Melhor Fotografia (Leo Bittencourt e Gui Gonçalves) e Melhor Som (Felippe Mussel). O filme fecha uma trilogia da cineasta que teve início com os premiados Justiça e Juízo. Morro dos Prazeres estreia no Brasil no final do próximo mês de novembro.

O filme é uma crônica sobre o cotidiano de uma comunidade no Rio de Janeiro um ano após a instalação de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Como Justiça e Juízo, o filme lança um olhar sobre o modo de viver e de pensar de seus personagens e aborda algumas questões centrais da sociedade brasileira, como a noção de justiça e cidadania, as questões de gênero, as fronteiras entre vida pública e privada, e as distorções geradas pelo abismo social.

Outro Sertão, longa-metragem de Adriana Jacobsen e Soraia Vilela, venceu o Prêmio Especial do Júri para documentários, o filme acompanha a passagem do escritor João Guimarães Rosa pela Alemanha. Então vice-cônsul do Brasil, Guimarães Rosa viveu na cidade alemã de Hamburgo entre 1938 e 1942, período em que o país europeu viveu o auge do regime nazista e os primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

Através de imagens de arquivo da época, documentos, testemunhos de pessoas que o conheceram e uma entrevista inédita com o próprio escritor, “Outro Sertão” revela novos aspectos da biografia de um dos maiores escritores brasileiros da história.

Os Candangos foram entregues na cerimônia de encerramento do 46° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que aconteceu na noite de ontem, no Cine Brasília.