Da redação

O projeto Cine Circo Comentado exibe o clássico do cinema italiano A Estrada, de Federico Fellini , no dia 16/05, sábado, às 17h, no Cine Olido. O filme será exibido novamente no dia 20/05, às 20h.

O diálogo entre o circo e o cinema é tão antigo quanto a própria história do cinema. Desde as primeiras décadas do século XX, momento em que o cinema se afirma como a expressão artística por excelência da modernidade, o circo emprestou à Sétima Arte alguns de seus elementos cênicos e narrativos – técnicas de interpretação, conhecimento da mis en scène, sugestões temáticas e cenográficas.

Tal como o circo, o cinema dos primeiros tempos também se firmaria como uma arte essencialmente popular. Sem aprofundar muito a questão, basta lembrar que o namoro entre as duas artes produziu obras-primas como O circo (1928), de Charles Chaplin, marco do período silencioso e também inspirou Federico Fellini em filmes como A Estrada (1954) e Os Palhaços (1970).

Cinemascope - A Estrada - Frederico Fellini (1)
Considerado uma das obras mais interessantes produzidas por Fellini, A Estrada (1954) narra à história de Gelsomina, uma garota humilde e ingênua, que é vendida por sua mãe para Zampanò, um homem rude que trabalha como artista de rua, arrebentando correntes.

Para comentar o filme, o Cine Circo traz duas convidadas especiais: Lily Curcio (palhaça Jasmin) e Andréa Macera (palhaça Mafalda). Vale lembrar que o espetáculo apresentado pela dupla de palhaças, “A La Pipetuá”, inspirado nos protagonistas Gelsomina e Zampanò, foi concebido e dirigido em parceria por Nani Colombaioni, palhaço italiano, que assessorou Fellini na direção de La Strada.

O Cine Circo é uma Parceria do Departamento de Expansão Cultura com o Centro de Memória do Circo, e exibe ao público sessões que abordam circo como assunto.

SERVIÇO

CINE CIRCO COMENTADO: COM O FILME “A ESTRADA”DE FEDERICO FELLINI

Local: Cine Olido

Endereço: Avenida São João, 473 – República

Data: 16/5, às 17h – sessão e debate; dia 20/5, às 19h

Ingressos: R$ 1,00 (inteira) / R$ 0,50 (meia)