O Cine Doppelgänger nasceu com a ideia de criar um novo espaço para discutir cinema, resgatando algo cada vez mais raro hoje: a interação presencial. Eu e o Alexandre Matias (Trabalho Sujo), a partir das nossas conversas, pensamos o que faria as pessoas, com tantas facilidades ao seu dispor, sair de casa e se dirigir a uma intimista sala de cinema para conversar sobre filmes?

No ano passado começamos com as sessões duplas — uma escolha minha e outra do Matias —, seguidas de debate, e aos poucos vimos uma comunidade se formar. A essência dos encontros era estabelecer elos entre duas obras com a mesma alma, explorando a autoralidade de diretores, o contexto histórico das produções e possíveis caminhos interpretativos.

Com o sucesso dessa experiência-piloto, a iniciativa foi renovada, e é com muita empolgação que anunciamos a programação da 2° temporada do Cine Doppelgänger. De janeiro a junho, na Sala Cinematographos, localizada no Museu Casa Guilherme de Almeida (Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo), esperamos vocês para mergulhar nas obras listadas abaixo, escolhidas a dedo por nós. Algumas mudanças foram implementadas para esta edição, anotem aí: os filmes não serão mais exibidos na íntegra, dessa vez, exibiremos trechos de cenas selecionadas, as quais analisaremos, juntamente com outras referências audiovisuais, para embasar nossos comentários. A dinâmica será semelhante a de um mini curso e terá 4 horas de duração, começando sempre às 14h.

Além disso, nem todos os encontros serão em todo terceiro sábado do mês, como fazíamos antes, alguns ainda são, outros não, por isso fiquem atentos as datas.

Participe do evento no Facebook , onde serão reunidas todas as informações e detalhes sobre a iniciativa, além de links e materiais complementares aos encontros.

 

19 de Janeiro: De Salto Alto

Dois clássicos extravagantes de épocas diferentes contam com protagonistas masculinos que, por diferentes motivos, usam roupas femininas. Como a imagem feminina mudou ao olhar masculino entre a deliciosa fuga de Tony Curtis e Jack Lemmon ao lado de Marilyn Monroe em Quanto mais quente melhor (1959), de Billy Wilder, e o universo kitsch do clássico cult de Jim Sharman, em The Rocky Horror Picture Show (1975)?

 

23 de Fevereiro: O Comum Bizarro

Russ Meyer e John Waters são autores associados a filmes de baixo orçamento com personalidades extravagantes, mas a partir de suas obras mais icônicas, Faster, Pussycat! Kill! Kill! (1965) e Pink Flamingos (1972), é possível ver seu apreço pelo ordinário e pela vida simplória.

 

23 de Março: Uma Pequena Sociedade

Enfoques diferentes sobre como o ambiente escolar influencia a socialização dos jovens: enquanto o francês Entre os Muros da Escola (2006), dirigido por Laurent Cantet, mostra como a sala de aula apenas reflete o que acontece fora dela, o espanhol Má Educação (2004), dirigido por Pedro Almodóvar, investiga esta influência além da questão curricular.

 

13 de Abril: O Meio é a Mensagem

Dois marcos do cinema, a obra-prima que inaugura o cinema moderno, Cidadão Kane (1941), de Orson Welles, e o ápice do cinema marginal, O Bandido da Luz Vermelha (1968), de Rogério Sganzerla, contam histórias de protagonistas inspirados em personalidades reais a partir de como suas vidas foram retratadas pelas principais mídias de seu tempo.

 

18 de Maio: Aquele Maio

Duas testemunhas diferentes do histórico maio de 1968 em Paris contam suas histórias: o documentarista brasileiro João Moreira Salles revê sua infância e família à luz daqueles acontecimentos no excelente No Intenso Agora (2017), enquanto um dos principais protagonistas daquela época, o cineasta francês Jean-Luc Godard, registra os acontecimentos em tempo real em seu Tudo Vai Bem (1972).

15 de Junho: Deserto Interior

Duas jornadas para dentro de existências solitárias, o O Céu de Suely (2006), do diretor cearense Karim Aïnouz, e Homem Morto (1995), dirigido pelo norte-americano Jim Jarmusch, exprimem o sentimento de distância da realidade a partir de locais ermos do nordeste brasileiro e do faroeste dos EUA.

 

Veja o que já rolou no Cine Doppelgänger: