De 4 a 11 de julho serão exibidos 24 filmes do festival mineiro, a mais importante plataforma do cinema independente do país. Debates completam a programação

 

Da redação

 

A Mostra de Cinema de Tiradentes, em Minas Gerais ganha uma edição em São Paulo a partir deste ano. O CineSesc exibirá, de 4 a 11 de julho, 24 filmes da Mostra Aurora, uma das principais seções do evento mineiro. O festival é uma parceria entre a Universo Produção de Belo Horizonte e o Sesc São Paulo. A entrada é franca.

A sessão de abertura da Mostra de Tiradentes no CineSesc, que acontece na noite da quinta-feira, dia 4 de julho, às 19h30, terá a exibição, em pré-estreia nacional, do filme Dossiê Jango de Paulo Henrique Fontenelle. O longa, coproduzido pelo Canal Brasil foi o vencedor do prêmio de melhor filme pelo júri popular da 16ª edição da Mostra, realizada em janeiro desse ano em Minas Gerais.

Entre os demais destaques da Mostra Tiradentes em São Paulo estão os longas Linz – Quando Todos os Acidentes Acontecem, de Alexandre Veras Costa e Matéria em Decomposição, ambos premiados na edição da Mostra de Tiradentes de 2013, além de Boa Sorte, Meu Amor, elogiado filme do diretor Daniel Aragão. Entre os curtas, destaque para Pouco Mais de um Mês, de André Novaes Oliveira, recentemente premiado na edição desse ano do Festival de Cannes e O Ouvido de Vinícius, de Sérgio Oliveira e Ezequiel Pierri.

A edição da Mostra de Tiradentes no CineSesc segue o tema central “Fora de Centro e o Centro do País”, tema esse que propõe uma discussão sobre a produção cinematográfica brasileira realizada fora do eixo Rio-São Paulo e as relações entre essa produção com o cinema paulista, considerado o principal centro produtor do audiovisual no Brasil.

A Mostra de Tiradentes no CineSesc terá dois debates centrados nesse tema, mas que pretendem abordar outras questões relevantes para a produção e distribuição do atual cinema independente nacional. No dia 6 de julho acontece o debate Perspectivas do Cinema Paulista, em que serão discutidos os modos de realização cinematográfica em São Paulo, o estado com maior investimento em cinema do país. Já no dia 7 de julho, Fora do Centro discute a descentralização da produção, a partir de uma nova economia e ecologia de realizações.

A edição paulista do festival conta ainda com o lançamento do livro ‘Cinema Sem Fronteiras’, com artigos, crônicas e entrevistas de 50 profissionais de diversas áreas do cinema que participaram das 16 edições do evento em Tiradentes. A mostra no CineSesc irá premiar um dos longas em exibição com o Troféu Barroco, concedido por um júri jovem formado entre estudantes paulistas de cinema e áudio visual.

Com 16 edições já realizadas em Minas Gerais, a Mostra de Tiradentes se consolidou no cenário cultural brasileiro como um espaço enriquecedor de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro contemporâneo que, a cada edição, coloca em debate novos paradigmas e apresenta a multiplicidade do audiovisual nacional.