Da redação

Hoje (06.05), às 14h, o Cine Matilha irá exibir os curtas-documentário Esse Bumbo é Meu, dirigido por Paula Simões e Ruy Reis, e Carolina – O filme, de Camilla Lima, Fernanda Pithan, Jéssica Cruz, Natália Francis e Felipe Nunes.

Ambas as produções retratam o universo da mulher negra e seu percurso de empoderamento. Enquanto o documentário Esse Bumbo é Meu registra o samba de bumbo, expressão musical tradicional do interior de paulista, herança do tempo da escravidão, e apresenta a luta das mulheres do samba para manter viva a cultura de seus ancestrais, enfrentando preconceitos e conflitos, Carolina – O filme revela a história da migrante, negra, favelada e mãe solteira, Carolina Maria de Jesus que escreveu o livro “Quarto de Despejo”, best seller dos anos 1960, assim como a trajetória da poeta Tula Pilar, que se funde a história da escritora do Canindé.

O evento contará com a presença do Grupo de Samba de Bumbo de Dandara, da poeta Tula Pilar, que também realizará uma cena de peça teatral inspirada na sua história e na de Carolina de Jesus, e dos realizadores das produções para um bate-papo sobre empoderamento feminino, poesia e samba.

 Saiba mais: www.matilhacultural.com.br