Da redação
No dia 21 de março, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Cinema e periferia: fluxos e possibilidades de atuação, que faz parte da série Inquietudes Urbanas – A periferia no centro. A entrada é franca e as senhas podem ser retiradas 30 min antes do evento.
A comunicação audiovisual tem sido um importante meio de circulação de informações sobre ocupações artísticas e culturais em várias cidades. O domínio dessa linguagem gera a interação entre os movimentos sociais de locais diversos. Nessa linha, o debate aborda as possibilidades de construção de projetos de atuação artística na periferia, a partir da experiência das oficinas audiovisuais Kinoforum que, nos últimos quinze anos, deram a mais de 1500 jovens a oportunidade de escrever, produzir, dirigir e fotografar curtas digitais em diferentes regiões da cidade de São Paulo.
A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.
Zita Carvalhosa é fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e desenvolve o projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. É produtora audiovisual e dirigiu, entre outros, o longa Como fazer um filme de amor (2004). Christian Saghaard é cineasta, fotógrafo, produtor de oficinas e mostras audiovisuais, co-idealizador das Oficinas Kinoforum e curador da Mostra Infanto-Juvenil do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. Rosyane Silwa é pós-graduanda em Gestão de Projetos Culturais na ECA-USP, gestora do Projeto Itaquera Futuro, integrante do Coletivo de Cinema Negro Tela e ex-aluna do projeto Oficina Kinoforum.
Mais informações
11 3123 5213 / 5214