Em 2019, o Cinemascope entra em uma nova fase com o lançamento de sua plataforma de cursos online. Nesse ambiente estarão disponíveis capacitações em diversas áreas do cinema como história e linguagem, roteiro, montagem, direção, fotografia, entre outros.

Para marcar a inauguração desse espaço digital de aprendizado, realizaremos um evento presencial e gratuito no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, no dia 27 de março, às 19h30. Na ocasião será promovido um debate entre Joyce Pais, fundadora do veículo, Magno Martins, Digital Planner, e Donny Correia, Prof. Dr. em Estética e História da Arte. O intuito é discutir como o cinema pode ser encarado a partir de um viés educacional, considerando plataformas como o YouTube e a monetização de projetos digitais.

A conversa entre os palestrantes e o público abordará ainda as novas tendências de mercado no sistema de ensino de cinema, trazendo a internet como meio de democratização nesse processo. Na ocasião, também será divulgado o calendário anual das formações.

“Com essa iniciativa damos mais um passo intimamente ligado à razão de ser do Cinemascope desde sua criação: aproximar o público, de maneira acessível e direta, do conhecimento cinematográfico”, comenta Joyce, idealizadora do projeto. Pais acrescenta ainda que a plataforma tende a estreitar a relação bilateral com os leitores, construindo um ambiente de aprendizado imersivo.

“É muito importante fazer parte deste projeto pelo trabalho sério que o veículo já mostrou em sua abordagem do audiovisual”, afirma Donny Correia. O professor ministra o curso “Introdução à Linguagem Cinematográfica, o primeiro a ser disponibilizado. Ao longo do ano outras aulas serão incluídas na plataforma de ensino, totalizando uma média de 10 cursos e 30 horas de conteúdo.

“Temos muito o que discutir a respeito do ensino a distância e suas possibilidades para estudantes e entusiastas do cinema. É hora de expandir a sétima arte como mero entretenimento” conclui o Digital Planner Magno Martins.  Com esse intuito, o debate a ser realizado no dia 27 de março tem como tema “Cinema nos meios digitais: educação, empreendedorismo e monetização online”. O evento é destinado a estudantes, profissionais, cinéfilos, parceiros e micro influenciadores digitais interessados nas áreas de audiovisual e educação.

 

|CONVIDADOS PARA O DEBATE

Donny Correia | Mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Também é escritor e poeta, tendo publicado, entre outros, Corpocárcere (2013) e Zero nas veias (2015). Em 2013, tornou-se o primeiro brasileiro a ter um poema selecionado pela NASA para ser enviado a Marte a bordo da sonda MAVEN. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Psicologia em foco (PUC-PR). Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc. Sua obra mais recente é uma compilação das críticas cinematográfica do poeta modernista Guilherme de Almeida, publicado em 2016 pela editora Unesp: Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica. Em 2018, publicou Cinefilia crônica: comentários sobre o filme de invenção.

Joyce Pais | Jornalista, Pós-Graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. Atuou no Jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa. Criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, professora da Academia Internacional de Cinema (SP) e do Instituto de Cinema, membro do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema, já ministrou aulas na Casa Guilherme de Almeida e Casas das Rosas. Integrou júris em festivais pelo país como o CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade, Curta Salto e Kinoforum — muitos destes a convite do Canal Brasil. Diretora e roteirista do documentário em produção, Iracunda, que discute o cinema brasileiro sob o olhar de mulheres que fazem parte dele.  

Magno Martins | Magno Martins é Produtor Multimídia, Pós-Graduado em Gestão Empreendedora em Marketing Digital. Atua no mercado digital desde 2007, onde já trabalhou em grandes empresas como Sebrae-MG e BHS – Belo Horizonte Sistemas, além de atuar como digital planner no Cinemascope desde 2012. Hoje é profissional independente, atuando na área de planner de mídias sociais para clientes de diversos mercados, além de atuar como palestrante e professor nas áreas de Marketing Digital e Marketing de Influência.

 

Debate| Cinema nos meios digitais: educação, empreendedorismo e monetização online

Data | 27/03

Horário | 19h30

Local | Museu da Imagem e Som (MIS)

Endereço | Avenida Europa, 158 – Jardim Europa

Inscrições | http://bit.ly/evento-mis-cs

Evento aberto e gratuito