Algumas cenas do cinema são tão icônicas que se eternizam e ultrapassam os limites da tela, mas poucas pessoas foram capazes do feito de Audrey Hepburn. Fenômeno e ícone não só do cinema, mas da moda, Audrey viveu papéis inesquecíveis no cinema, tanto que a famosa Tiffany & Co, pano de fundo do famoso Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s) inaugurou em 2017 o próprio café em homenagem ao filme. Este filme transformou, além de viver e eternizar a prostituta Holly Golightly, rendeu à Audrey a amizade com o estilista Hubert de Givenchy, transformando-a em ícone fashion da época.

Para comemorar os 90 anos que Audrey faria este ano, a Cinemateca de São Paulo exibe de 4 a 14 de abril,  uma retrospectiva de sua carreira. 10 filmes serão exibidos gratuitamente, incluindo o Bonequinha de Luxo em cópia de 35mm exibido na área externa no dia 13/04.

Outros em exibição ao longo da mostra serão Sabrina (1954), Cinderela em Paris (1957), Uma cruz à beira do abismo (1959), Infâmia (1961), Um caminho para dois (1967), terminando com Além da eternidade (1989), de Steven Spielberg, último filme de sua carreira. Audrey, além de ser atriz passou boa parte da sua vida dedicada ao trabalho humanitário. Perdeu parte de sua família na resistência ao nazismo na Holanda e levou sua experiências para a vida adulta, quando se voltou para ações sociais, tornando-se Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF e premiada com o Prêmio Humanitário Jean Hersholt.

Os ingressos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes de cada sessão, sujeito à lotação das salas. Confira a programação completa aqui.