Quantas cabeças teve o leão Glauber Rocha? Quais as cores do tropicalismo esquizofrênico do cineasta que bradava sôfrego “EU sou o Cinema Novo”?

Por que Antônio das Mortes acendeu uma vela a Deus e outra ao Diabo na Terra em transe do Sol? A fome do Terceyro Mundo é estética? O sonho é Eztetyko?

Quem assistiu à última Kymera de um Santo Guerreiro, de cabeça cortada, no claro enigma da idade da Terra?

 

Por que você tem medo de Glauber Rocha

Para começar 2021 em grande estilo, realizamos essa Masterclass GRATUITA, ministrada por Donny Correia. Todos os demônios do cineasta baiano serão soltos para exumarmos e reverenciarmos a memória de um dos maiores diretores que o mundo conheceu no século XX.

INSCRIÇÕES AQUI

QUANDO

Quarta-feira 20 de janeiro, às 19h

Duração de até 3h*

*A masterclass não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo. 

 

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes; críticos; cineastas; jornalistas; historiadores da arte e do cinema; professores de História, Arte, Cinema, Filosofia e matérias correlatas; entusiastas do cinema nacional e da obra de Glauber Rocha. 

MOTIVOS PARA SE INSCREVER: 

  • Aula ministrada por um profissional atuante, mestre e doutor no assunto;
  • E-book com o nome de todos os filmes citados durante a live;
  • Contato extra-aula com o professor para sanar possíveis dúvidas
  • Participação em sorteios após a aula.

A aula acontece gratuitamente no dia 20/01 às 19h.

INSCRIÇÕES AQUI

PARA SABER MAIS: 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o cinema nacional e conhecer um pouco da didática do professor Donny Correia, separamos alguns links caprichados: 

Cinema Brasilis: Com 12 episódios, esta série está disponível no YouTube e traça um verdadeiro panorama sobre a sétima arte nacional

Cinema Brasilis DROPS: Inspirado pela playlist acima, Donny traz agora pílulas de conhecimento sobre realizadores e períodos históricos do cinema brasileiro no IGTV. Lá você encontra um episódios dedicados a vários momentos marcantes do nosso audiovisual. 

Curso Introdução à Linguagem Cinematográfica: Aqui, o professor apresenta cada um dos elementos internos de um filme desde sua origem até a evolução que conhecemos hoje. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui.

Lives: Donny Correia também participou de diversas lives no canal do Cinemascope no YouTube. Na primeira delas, ele falou sobre movimentos de ruptura no cinema. Na segunda, ele conversa sobre a carreira de Anselmo Duarte, único diretor brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Na terceira ele apresenta uma retrospectiva da obra de Walter Hugo Khouri dentro da estética do Cinema Novo. Todas são imperdíveis.

Sobre o Professor

Donny Correia é doutor e mestre em estética e história da arte pela USP e crítico de arte e de cinema, membro da ABRACCINE. Publica ensaios e resenhas em periódicos como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo e Cult. Também atua como professor de História e Linguagem do Cinema em instituições diversas como FMU, Academia Internacional de Cinema e Sesc, além de dar consultorias em pesquisa de cinema e artes visuais. Publicou seis livros, entre eles Cinematographos de Guilherme de Almeida – antologia da crítica cinematográfica (Editora Unesp, 2016) e Cinefilia crônica – comentários sobre o filme de invenção (Editora Desconcertos, 2018).

 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.