Notícia triste para o cinema e, principalmente, para os fãs de animação. Isao Takahata, um dos fundadores do Studio Ghibli morreu nesta quinta-feira, 5. A causa da morte ainda não foi divulgada, porém, sabe-se que o cineasta estava com problemas de saúde desde 2017.

Takahata é conhecido principalmente por O Túmulo dos Vaga-lumes, longa de 1988 que narra a história dos irmãos Setsuko e Seita, que vivem no Japão em meio à Segunda Guerra Mundial. Com a mãe morta em um bombardeio e o pai convocado para lutar, os dois vão morar com parentes, mas acabam fugindo e indo parar em um abrigo na floresta, no qual lutam com as tristezas da Guerra com brincadeiras e a luz de vaga-lumes.

O diretor seguia uma vertente menos lúdica, ao contrário do colega Hayao Miyasaki, levando ao público histórias densas, muitas vezes dolorosas e cheias de significados ocultos – traço clássico do estúdio. Exemplo disso é seu último longa O Conto da Princesa Kaguya, de 2013. Baseado no conto japonês O corte do Bambu, a obra narra a história de um minúsculo bebê que é encontrado dentro de um bambu. Com o tempo, o bebê se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco pretendentes. Ela os envia em tarefas impossíveis para fugir do compromisso, mas se vê obrigada a lidar com seu passado e o mistério de sua origem.

Em 2017, Takahata participou da produção de A Tartaruga Vermelha. Dirigida pelo holandês Michael Dudok de Wit, a animação concorreu ao Oscar e serviu para matar um pouco da saudade deixada pelo estúdio, que anunciou um hiato em 2014.

No cinemascopetv nós contamos um pouco mais sobre a história do Ghibli e algumas curiosidades sobre as produções e seus fundadores: