Procurando aumentar o leque de diversidade entre seus integrantes, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas convidou 819 pessoas relacionadas ao Cinema para serem votantes da premiação do Oscar. Na lista, observa-se que quase metade desse número são  de mulheres (45%) e quase metade de estrangeiros (49%) vindos de 68 países diferentes.

Entre esses escolhidos, seis são brasileiros. Sendo eles: Vincent Carelli, Otto Guerra, Julia Bacha, Cristina Amaral, Mariana Oliva e Tiago Pavan.

Vincent Carelli é bastante conhecido por seus documentários. O mais recente, Martírio, foi aclamado pela crítica, rendendo prêmios pelo Festival Sesc Melhores Filmes e pela Associação Paulista de Críticos de Artes de Melhor Documentário.

Otto Guerra é, possivelmente, um dos mais veteranos animadores brasileiros, responsável por filmes como Até que a Sbórnia nos Separe, Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock N’ Roll e, seu longa de animação mais recente, A Cidade dos Piratas, inspirado nas personagens de tirinhas da cartunista Laerte.

Também documentarista, a diretora e montadora Julia Bacha é responsável por obras como Budrus e Naila e o Levante.

Outra montadora, Cristina Amaral é veterana na área e já trabalhou em filmes de cineastas como Andrea Tonacci (Serras da Desordem e Já Visto Jamais Visto), Carlos Reichenbach (Alma Corsária e Garotas do ABC) e Edgard Navarro (Eu Me Lembro e O Homem que Não Dormia).

Já Mariana Oliva e Tiago Pavan são produtores conhecidos pelo documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, indicado ao Oscar desse ano e que rendeu indicação para Pavan.

Com essas adições, os integrantes aptos a votar podem chegar a 10 mil para a premiação do ano que vem, que foi adiada para 25 de abril. Devido a pandemia de COVID-19 a Academia adotou uma séries de novas regras para se adaptar ao novo contexto em que o cinema vive.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a conhecer os segredos da sétima arte. confira as aulas disponíveis e amplie seus conhecimentos.