O Film Noir não é necessariamente um gênero ou um movimento do cinema.

Talvez esse tipo de produção seja melhor definido como um ciclo, que teve a 2° Guerra Mundial como seu principal motivador e mostrava na tela a tensão e a tristeza das pessoas em relação ao conflito.

Com tramas policiais regidas pelo Código Hays nos EUA, o Film Noir ficou conhecido mundialmente por sua estética marcada, sobretudo pelo contraste da fotografia preto e branco. 

Para compreender esse período do cinema, Kiko Barbosa realiza a Masterclass Gratuita “Film Noir. Na aula, o professor e diretor de fotografia analisará referências visuais, contexto histórico e as principais características que fazem com que a fotografia desse tipo de filme atravesse décadas e seja utilizada em obras contemporâneas. 

Entre os filmes abordados estão O Gabinete do Dr. Caligari (1920), Cidadão Kane (1941), Marca da Maldade (1958), Blade Runner (1982) e tantos outros clássicos. Para completar, a galera da Impulso Filmes vai iluminar duas cenas, seguindo algumas das características do Film Noir para mostrar as dinâmicas visuais possíveis dentro desse estilo. Teoria e prática juntas: simplesmente imperdível. 

Confiram as informações abaixo e não deixem de se inscrever

INSCRIÇÕES AQUI

QUANDO

Segunda-feira 31 de maio, às 19h*

*A aula não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo.
**Ofereceremos um certificado a todos os que assistirem a aula até o final.  

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes, críticos, cineastas, youtubers, creators, fotógrafos, diretores de fotografia, pessoas que tenham interesse em produzir qualquer conteúdo audiovisual, amantes do cinema e entusiastas da área de fotografia.

A aula acontece gratuitamente no dia 31/05 às 19h. 

INSCRIÇÕES AQUI

PARA SABER MAIS

Para aprofundar seus conhecimentos sobre direção de fotografia e conhecer o trabalho do Kiko Barbosa, separamos alguns links interessantes:

Por Trás do Frame”: com cinco episódios disponíveis e mais alguns a caminho, a série conduzida por Kiko, disponível no YouTube, analisa filmes e séries a partir da ótica da direção de fotografia. 

Curso Direção de Fotografia: um mergulho na composição de imagens para cinema. Após realiza-lo, o estudante será capaz de identificar as melhores ferramentas para gravação de vídeos, além de conseguir identificar as técnicas imagéticas utilizadas em seus filmes favoritos. As aulas mesclam contexto histórico e dicas práticas sobre o uso de equipamentos de gravação e iluminação. Também incluem a conceituação de termos essenciais da área de fotografia e estimulam o desenvolvimento de uma linguagem cinematográfica própria. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui. 

ArtigosKiko escreveu uma série de artigos referentes a direção de fotografia em nosso site. Entre eles estão:

SOBRE O PROFESSOR

Formado em jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, iniciou sua carreira no audiovisual em 2007, quando passou por emissoras de TV e produtoras de vídeo exercendo a função de operador de câmera. Mais tarde, tornou-se Diretor de Fotografia, tendo a oportunidade de contribuir para projetos de empresas como Editora Abril, MRS, DM9, Exército Brasileiro, HBO Latin America, entre outras.

Recentemente, fez parte da equipe de câmera como DP2 do documentário Holocausto Brasileiro, produzido pela HBO e exibido no canal MAX. Na área de cinema, dirigiu a fotografia de mais de 15 curtas, dentre eles Sleep (2013, EUA), premiado no SciFi Boston Film Festival e com o prêmio de melhor Fotografia no NY Short Film Festival. Posteriormente, o curta foi selecionado por IAN SFB e Fernando Meirelles como um dos finalistas do festival The Walkers, promovido pela Johnnie Walker International, em 2014. É sócio-fundador da Impulso Projetos Audiovisuais.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.