Da Redação

Diretor de Closer – Perto Demais, de 2004, Mike Nichols morreu nesta quarta-feira (19) aos 83, após sofrer um ataque cardíaco, segundo informou o site da ABC News. O cineasta americano ganhou o Oscar de Melhor Filme por A Primeira Noite de um Homem, de 1967, e fazia parte do seleto grupo de 12 pessoas que alcançou o EGOT (nome dado a quem conquista o Emmy, o Oscar, o Grammy e o Tony ao longo de sua carreira).

O diretor ainda foi indicado pela Academia por seus filmes Quem tem medo de Virginia Woolf, de 1966; Silkwood – O retrato de uma coragem, de 1983 e UmSecretária do Futuro, de 1988. Ele era conhecido por transitar por diversos gêneros como drama, comédia e romance.

Nascido Michael Igor Peschkowsky, em Berlim, na Alemanha, em 1931, Nichols era filho de um casal de judeus. Mudou-se para os Estados Unidos aos sete anos de idade, fugindo dos nazistas. No início da década de 1950, começou a cursar medicina na Universidade de Chicago, mas ao mesmo tempo passou a se dedicar à comédia e ao teatro.

Ele vinha trabalhando na minissérie “Master class” para a HBO, uma versão da peça vencedora do Tony que narra a história da cantora de ópera Maira Callas que seria estrelada por Meryl Streep.

Nichols era casado com a apresentadora da ABC News, Diane Sawyer e deixou três filhos e quatro netos.