O fotógrafo americano Antoine Tempé e o senegalês Omar Victor Diop, convidados por um hotel, são coautores do ONOMOLLYWOOD. A série composta por 20 fotografias inspiradas em cenas emblemáticas de filmes americanos e franceses com um elenco representando a cena cultural em Dancar e Abidjan, onde as fotos foram clicadas. O resultado será exposto em Dankar, Abidjan e Libreville a partir de novembro 2013.

Os dois artistas escolheram o cinema por considerarem a forma de arte mais universal que existe, pois transcende todas as barreiras socioeconômicas, geográficas, culturais ou raciais. Grandes filmes tanto do passado quanto os mais recentes tem cenas icônicas que influenciaram de alguma maneira a cultura pop de sociedades diferentes. E as grandes cidades africanas não foram deixadas para trás.

Os artistas queriam celebrar a magia de um bom filme, a forma como ele permite que o espectador se relacionar com um enredo, um ator, independentemente de suas origens e onde a história acontece. Omar Victor diz “cresci assistindo a esses filmes, eu me lembro de estar com meus amigos quando criança, imitando James Bond como se eu fosse Roger Moore, e correndo pela casa procurando espiões na cozinha da minha mãe …”

A fotografia de Antoine Tempe é para documentar a diversidade da cena de artes na África para a construção de uma galeria de Retratos, rostos lendários da cena cultural Africano. Já o universo de Omar Victor é muito eclético, uma vez que funde fotografia de moda e projetos ficcional com retratos e publicitárias encenadas.

O tema CINEMA foi uma maneira de criar um encontro entre os campos de interesse dos dois artistas. Cinema envolve moda e estética e também muito desempenho. Eles partiram de filmes que consideravam icônicos e que tem significado pessoal para eles, com a intenção de homenagear atores brilhantes e também os diretores.

Eles quiseram aproveitar a oportunidade para dar perspectiva sobre a cena cultural moderna das cidades onde as fotos foram tiradas, com rostos emergentes e cenas de modelagem, bem como a arquitetura original do Onomo Hotels. Antoine Tempé diz: “Eu sempre fui fascinado pelos hotéis, para os viajantes elas são efêmeras, lugares onde as aventuras tem início ou final, em que as viagens se desdobram. “

Confira aqui as fotos: