Na noite da última quarta-feira (27/03), o Cinemascope promoveu o lançamento de sua plataforma online de cursos. A inauguração contou com um evento presencial, realizado no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Na ocasião, Joyce Pais, fundadora e editora-chefe do site, Magno Martins, Digital Planner, e Donny Correia, Prof. Dr. em Estética e História da Arte, conduziram o bate-papo “Cinema nos Meios Digitais: Educação, Empreendedorismo e Monetização Online.”.

Ao longo do debate os palestrantes apresentaram dados relevantes sobre o mercado de educação em cinema e apontaram as vantagens do EAD. “Essa ferramenta oferece à sétima arte a oportunidade de experimentação. Os entusiastas podem fazer cursos online de maneira complementar a aulas presenciais ou mesmo como forma de especialização livre”, afirmou Joyce.

O trio também discutiu outras tendências digitais e reforçou conceitos relevantes para a monetização online como o marketing de conteúdo e a venda de produtos e serviços. Nesse contexto, Magno esclareceu alguns diferenciais do ambiente de aprendizado oferecido pelo Cinemascope: “Nossos cursos não são estanques. À medida em em que novas tendências de mercado forem surgindo, as aulas serão atualizadas, podendo até mesmo passar por reformulações.”.

Ao final do evento foi apresentada a lista de cursos que a plataforma receberá em 2019. São eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Direção de Fotografia, Panorama do Cinema Distópico, Introdução ao Documentário, Marketing Digital para Cinema, Mulher no Cinema, Cinema Latino-Americano, Cinema Novo, Edição e Montagem e Narrativa Transmídia em Cinema e TV.

Os programas contarão com materiais complementares de estudo como apostilas exclusivas e artigos relacionados ao tema abordado. Cada um deles também oferece outros diferenciais do EAD como certificado digital e facilidade de interação. “Apesar de ser uma plataforma online, a comunicação aluno-professor é facilitada por ferramentas de chat, grupos fechados, comentários e e-mails.”, reforçou Joyce.

Donny Correia, que ministra as aulas de Introdução à Linguagem Cinematográfica, esclareceu que após o curso, os alunos serão capazes de reconhecer as engrenagens que movimentam a máquina do cinema. “Ao participarem dos treinamentos os alunos aumentam sua bagagem de conhecimento e referências. Este é um fator determinante tanto para a atuação prática num set quanto para uma interpretação mais profunda após uma sessão ”, concluiu o professor.

Para conhecer mais sobre o projeto, acesse o módulo de cursos do Cinemascope.