Da Redação

12 Anos de Escravidão (leia a crítica aqui), drama indicado a nove categorias do Oscar desse ano, incluindo Melhor Filme, segundo o The Film Stage, fará parte do currículo de escolas da rede pública dos Estados Unidos, a partir de setembro.

A organização sem fins lucrativos National School Boards Association é formada por 90 mil membros de 13.809 distritos escolares, e vai contar com a produção para conseguir cópias do filme, edições do livro de 1853 do escritor Solomon Northup, que serviu de base para o roteiro de John Ridley (Três Reis), e um guia de estudo da trama. A decisão vai abranger 50 milhões de alunos desses colégios. E foi liderada por Montel Williams, que já tinha feito algo parecido com o filme Tempo de Glória (1989), sobre a Guerra Civil.

12 Anos de Escravidão é um dos trabalhos mais impactantes dos últimos tempos e estou honrado por ter conseguido maximizar o seu potencial educativo. Ao destacar um período vergonhoso na história americana, este longa vai fazer com que os estudantes tenham o desejo de não repetir os males do passado e os inspirará a sonhar com um futuro melhor, declarou.

O diretor Steve McQueen (Shame) comentou que desde que leu o livro de Solomon Northup ficou com vontade de que o usassem para a educação nas escolas.

Estou imensamente grato por ter esse sonho realizado e por compartilhar a história de Northup com as gerações atuais, afirmou o diretor.

Estrelado por Chiwetel Ejiofor (Filhos da Esperança), Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe) e Lupita Nyong’o (do inédito Sem Escalas), 12 Anos de Escravidão apresenta a trajetória de um homem negro e livre que foi drogado, sequestrado e vendido como escravo. O longa está em cartaz nos cinemas.