Da Redação

Após a temporada de premiações vir e passar, chegamos a outro momento muito esperado pelos cinéfilos: a época dos grandes festivais. Um dos mais importantes do mundo, o Festival de Cannes, liberou nesta segunda-feira (21), a data em que ocorrerá sua 69ª edição e seu primeiro pôster oficial. Neste ano, Cannes acontece entre os dias 11 e 22 de maio e será presidido pelo diretor australiano George Miller (Mad Max).

11164184_1071260182894917_4949390527256812865_nInspirada em uma cena de O Desprezo (Le Mépris), de Jean-Luc Godard e estrelado por Brigitte Bardot, a imagem, que se destaca pelo forte tom amarelo, é descrita pelo festival como uma reminiscência da famosa frase de Michel Mourlet usada no começo do longa, “o cinema substitui o nosso olhar por um mundo em harmonia com nossos desejos”. 

Em seu anúncio oficial, o Festival diz que “está tudo ali. Os passos, o mar, o horizonte. Um homem ascende em direção a seu sonho, em uma morna luz do Mediterrâneo que deixa tudo dourado”. A imagem foi projetada por Hervé Chigioni e seu designer gráfico Gilles Frappier. A identidade visual da edição de 2016 do festival, por sua vez, foi criada por Philippe Savoir.

A escolha de trazer uma referência a Godard no cartaz está relacionada à aproximação dos 70 anos do Festival de Cannes. Com o objetivo de homenagear e festejar a história do cinema, a imagem também busca dar boas vindas aos novos meios de criar e ver o cinema. Segundo a organização, que pretende resgatar clássicos da indústria durante esta e a próxima edição, a escadaria representa uma espécie de ascensão em direção ao horizonte infinito de uma tela de cinema.