O Festival Internacional de Cinema de Toronto, mais conhecido como TIFF é um festival de cinema que ocorre todo mês de setembro na cidade de Toronto, no Canadá, desde 1976. Devido à pandemia do Coronavírus, o festival ocorre esse ano de forma híbrida, com sessões digitais e presenciais, dando destaque ao cinema contemporâneo mundial, documentários, curtas entre outros formatos. O festival é conhecido mundialmente e tem bastante influência quando o assunto é promover a sétima arte.

Abaixo é possível conferir a lista de alguns filmes presentes no TIFF:

Dune – Denis Villeneuve

A tão esperada releitura do épico de ficção científica de Frank Herbert com Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Stellan Skarsgård e a lendária Zendaya é um dos maiores destaques do Festival de Cinema de Toronto deste ano. Com a estreia de Dune (2021), Denis Villeneuve se projeta como um cineasta que promove grandes bilheterias e, não menos importante, alarde na indústria cinematográfica. Com um elenco notável, Dune conta a história de Paul Atreides (Chalamet), herdeiro do trono e governante do planeta mais importante do universo conhecido, Arrakis. Entre batalhas, conflitos, divergências políticas e ambição por um determinado recurso natural, o filme narra a disputa épica de guerreiros que batalham para conquistar o que acreditam ser seu por direito.

Petite Maman – Céline Sciamma

Seguindo a história de uma menina que após a morte de sua avó é levada para a casa de infância de sua mãe, Petite Maman (2021), de Céline Sciamma é uma obra que fala do mistério entre as gerações familiares. Quando Nelly (Joséphine Sanz) chega à casa e conhece Marion (Gabrielle Sanz), uma garota da mesma idade de Nelly e com quem ela tem uma semelhança impressionante, acontecimentos do passado paracem ressurgir. A história entrelaça o passado e o presente, em um enredo misterioso e cheio de surpresas avassaladoras.

The Power of the Dog – Jane Campion

Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst lideram o drama de Jane Campion sobre dois irmãos cujas vidas mudam quando uma viúva e seu filho chegam ao seu rancho. Localizado em Montana na década de 1920, o novo filme de Jane Campion é um empolgante western, cheio de reviravoltas e olhares para a masculinidade e para o expansionismo ocidental. Provando mais uma vez que ela é um dos maiores cineastas da atualidade, Campion oferece um novo retrato para o gênero western.

Memória – Apichatpong Weerasethakul

O tão aguardado novo filme de Apichatpong Weerasethakul é estrelado por Tilda Swinton como uma mulher que está traumatizada após vivenciar um episódio misterioso. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes deste ano, o filme acompanha a vida de Jessica que após escutar um barulho perturbador é arrancada da realidade, passando a se questionar sobre tudo o que acontece ao seu redor.

The Hill Where Lionesses Roar – Luàna Bajrami

Dirigido por Luàna Bajrami, de 20 The Hill Where Lionesses Roar (2021) conta a história de três mulheres jovens, que vivem no centro dos Bálcãs. Após a longa batalha de Kosovo pela independência, as três amigas jovens e animadas lutam para imaginar um futuro além do reduto tradicional de sua terra natal. Submetidas a diversos abusos e discriminações, Qe (Flaka Latifi), Li (Era Balaj) e Jeta (Uratë Shabani) decidem formar uma quadrilha e buscar a liberdade. Dirigido por uma jovem cineasta de apenas 20 anos, The Hill Where Lionesses Roar se configura como uma grande estreia para a carreira de Bajrami.

A Banquet – Ruth Paxton

No filme de estreia fascinante de Ruth Paxton, A Banquet (2021), uma mãe viúva enfrenta diversos dilemas quando sua filha mais jovem insiste que seu corpo não é mais seu, e que está a serviço de um poder superior. De forma contagiante, Paxton apresenta dilemas familiares de uma ótica totalmente nova, que flerta com o horror corporal e traumas do passado. Ao apresentar o seu filme no TIFF, Paxton se projeta como uma cineasta promissora, que abusa dos efeitos e da linguagem cinematográfica para tornar seu filme elegante, vertiginoso e, ao mesmo tempo, poético.

Bergman Island – Mia Hansen-Løve

Dirigido por Mia Hansen-Løve, Bergman Island (2021) conta a história de dois casais que se encontram na ilha de Faro, onde Ingmar Bergman viveu seus últimos dias e gravou alguns de seus filmes. Em uma citação direta à filmografia de Bergman, o filme apresenta os conflitos e dilemas dos casais, tendo como pano de fundo o deslumbrante cenário e o legado do cineasta sueco. Versando sobre a criação artística e suas relações com o amor, o filme trata das íntimas relações entre arte e vida, em um jogo de ficções entrelaçadas, impulsionado por um elenco primoroso: Vicky Krieps, Tim Roth, Mia Wasikowska e Anders Danielsen Lie.

The Mad Women’s Ball – Mélanie Laurent

A mais recente obra, da escritora-diretora-atriz Mélanie Laurent, é uma história horripilante de abusos institucionais ambientada na França do século XIX. The Mad Women’s Ball (2021), retrata a vida de Eugénie Cléry (Lou de Laâge), uma jovem de espírito livre e independente, que é internada à força em uma clínica psiquiátrica. Baseado no romance de Victoria Mas, The Mad Women’s Ball é um lembrete da misoginia na sua íntima relação com a psiquiatria. Mais de um século depois, o filme é um grito de guerra contra a ciência moderna, no que diz respeito aos seus preconceitos estruturais e protocolos arbitrários.

The Gravedigger’s Wife – Khadar Ayderus Ahmed

O romance de Khadar Ayderus Ahmed, The Gravedigger’s Wife (2021), retrata a história uma família que enfrenta uma situação inimaginável, e mostra até onde um homem é capaz de ir por uma pessoa amada. A obra retrata a vida de Guled e sua esposa, que está morrendo de insuficiência renal. Para salvar sua companheira, que precisa desesperadamente de um transplante de rim, ele precisa do equivalente ao que poderia ganhar em um ano, em um curto espaço de tempo. O agravamento da saúde de Nasra impulsiona a decisão de Guled de ignorar seus avisos em um último ato de devoção.

Silent Night – Camille Griffin

Keira Knightley e Lily-Rose Depp estrelam a estreia na direção de Camille Griffin, no vertiginoso e inesperado Silent Night (2021). Uma comédia cheia de personagens muito bem forjados e cenas irônicas sobre classe e ordem social, a trama se passa em uma casa aconchegante, em uma noite de Natal. O que parece ser o encontro perfeito entre família e amigpos, acaba se tornando um pesadelo cômico bizarro.

The Daughter – Manuel Martín

The Daughter (2021), dirigido por Manuel Martín Cuenca conta a história de uma jovem grávida de apenas 15 anos que é acolhida por um casal oportunista. Em meio a um acordo complexo, cheio de nuances e conflitos, a jovem é retirada de um centro para menores infratores com a condição de entregar o seu bebê após o nascimento. O acordo entra em perigo quando Irene começa a sentir a vida crescendo dentro de seu útero. O filme constrói seu grand-finale em uma experiência catártica que amarra temas e dilemas da humanidade, expondo a fragilidade da razão humana em relação ao sentimento de amor incondicional.

Nobody Has to Know – Bouli Lanners

O mais recente escritor, diretor e ator belga Bouli Lanners apresenta no TIFF seu drama Nobody Has To Know (2021). O filme retrata a vida de Phil, um agricultor belga que perde a memória após um derrame. A jornada de Phil parar recuperar a memória está no centro do filme, que coloca em destaque a potência do amor, mesmo quando ele parece ter sido deixado para trás, nas profundezas da alma e do inconsciente.

Medusa – Anita Rocha da Silveira

O fanatismo religioso é o tema central de Medusa (2021), filme da joem cineasta brasileira, Anita Rocha da Silveira. Uma gangue de mulheres jovens no Brasil tenta controlar tudo ao seu redor, incluindo outras mulheres. Com o surgimento inesperado de facções cristãs radicais no país, a cineasta coloca na mesma mesa o embate entre religião, política e violência. Medusa é centrada em uma gangue de jovens fanáticas que espancam e “convertem” outras mulheres, pois as consideram pecadoras e abomináveis.

Unclenching The Fists – Kira Kovalenko

Em uma cidade no norte do Cáucaso, uma filha do meio luta para escapar das garras sufocantes da sua família. Ambientado nas montanhas do Cáucaso, na República da Ossétia do Norte – Alânia, Unclenching The Fists (2021), da cineasta Kira Kovalenko conta a história de Ada (Milana Aguzarova), a irmã do meio de três irmãos. Seu pai solteiro bem-intencionado, mas superprotetor, Zaur (Alik Karaev), descolou a família da cidade vizinha de Beslan após o cerco escolar de 2004, onde mais de 1.100 cidadãos foram feitos reféns por terroristas que exigiam a retirada da Rússia da Chechênia. A obra de ficção retrata o passado e o presente do país do cineasta, projetando Kira Kovalenko como a filmaker mais promissora da região.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.