O prestigiado Festival de Cannes, que está em sua 72a edição, acontece este mês, entre os dias 14 e 25 de maio. O encontro reúne os maiores nomes do cinema mundial e celebra a sétima arte em suas diversas formas. O prêmio de maior prestígio, e também o mais cobiçado, é a Palma de Ouro, entregue no último dia do evento. Abaixo, listamos os 21 filmes que concorrem à honraria. Entre diretores conhecidos e estreantes, a competição deu espaço a visões de mundo distintas. Confira a lista:

The Dead Don’t Die – Jim Jarmush
Este é o filme de abertura da mostra competitiva. Nele, o diretor nos leva à pacata cidade de Centerville, onde a força policial precisa lutar contra uma horda de zumbis que decidiu sair dos túmulos. O terrir possui no elenco nomes como Bill Murray, Adam Driver, Tilda Swinton, Selena Gomez e Steve Buscemi. Essa é a oitava vez que o diretor concorre à Palma de Ouro, prêmio que já conquistou pelo curta Coffee and Cigarettes III (1993).

 

Dor e Glória – Pedro Almodóvar
Estrelado por Antonio Banderas e Penélpe Cruz, este é o 19o longa de Almodóvar. A história acompanha uma série de reencontros de Salvador Mallo (Banderas), um diretor de cinema em declínio. Com cenas em diversos momentos da vida de Mallo, o filme possui todas as características marcantes do cinema do diretor espanhol.

 

Bacurau – Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles
A escolha favorita da equipe do Cinemascope, Bacurau nos convida a conhecer o pequeno povoado do nordeste brasileiro de mesmo nome. Ali, após a morte de dona Carmelita, os moradores descobrem que a comunidade não consta mais em nenhum mapa. Kleber Mendonça Filho já concorreu ao maior prêmio de Cannes por Aquarius (2016). Ele também é o responsável por outros sucessos do cinema nacional como O Som ao Redor (2012).

 

Era uma vez… em Hollywood – Quentin Tarantino
Este é, talvez, um dos filmes mais aguardados pelo grande público. Em seu novo longa, Tarantino nos leva à Hollywood de 1969, período marcado por importantes eventos históricos e culturais que mudariam a forma de se fazer cinema nos EUA e no mundo. Na trama, um ator de televisão esquecido e seu dublê se esforçam para alcançar sucesso e fama na indústria cinematográfica do final da Era de Ouro, em Los Angeles. O elenco estrelado inclui nomes como Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie, Dakota Fanning, Al Pacino e James Marsden.

 

 

O Traidor – Marco Bellocchio
Com cenas filmadas no Brasil, o longa narra a trajetória de Tommaso Buscetta (Piefrancesco Favino). Conhecido como o “chefe de dois mundos”, ele foi o primeiro informante da máfia siciliana nos anos 1980 e mudou a relação do governo italiano com o crime organizado. O título conta ainda com Maria Fernanda Cândido no papel de Cristina.

 

Le Jeune Ahmed – Jean-Pierre e Luc Dardenne
Concorrendo pela oitava vez à Palma de Ouro, os irmãos Dardenne trabalham neste longa a história de Ahmed, um adolescente belga que trama um plano para matar seu professor depois de abraçar uma interpretação extremista do Alcorão.

 

A Hidden Life – Terrence Malick
Baseado em uma história real, Malick nos apresenta aqui à Franz Jägerstätter (August Diehl), um austríaco que foi condenado à morte aos 36 anos por violar a ordem de lutar durante a Segunda Guerra Mundial ao lado dos nazistas. O diretor já ganhou a Palma de Ouro por A Árvore da Vida (2011).

 

Matthias & Maxime – Xavier Dolan
O novo filme de Dolan, o queridinho do júri de Cannes, narra a história de dois melhores amigos que se descobrem apaixonados. Ao assumir a relação homoafetiva, o casal testa os limites da amizade e do amor verdadeiro. A sinopse oficial ainda não foi divulgada.


Gisaengchung (Parasite)
– Joon Ho Bong
O diretor sul-coreano Joon Ho Bong apresenta em Parasite um conto peculiar sobre duas famílias que vivem em mundos diferentes, mas ainda assim semelhantes. Por meio de contrastes sociais e financeiros, Bong retrata a realidade marcante do mundo em que vivemos.

 

Sybil – Justine Triet
Sibyl (Virginie Efira) é uma psicoterapeuta cansada da própria vida. Quando conhece sua nova paciente, Margot (Adèle Exarchopoulos), uma atriz em ascensão cheia de problemas, ela sente a vontade de retornar à escrita, sua primeira e grande paixão. Este é o terceiro longa ficcional de Justine Triet e a primeira vez que ela concorre à Palma de Ouro.

 

Oh Mercy! – Arnaud Desplechin
Daoud (Roschdy Zem) é um chefe de polícia em uma cidade no norte da França. Ele e seu assistente, Louis (Antoine Reinartz), tentam resolver o brutal assassinado de uma senhora idosa. No longa, Desplechin assina a direção e também o roteiro.

 

Nan Fang Che Zhan De Ju Hui (The Wild Goose Lake) – Yi’nan Diao
Nesta trama, acompanhamos os sacrifícios que o líder de uma gangue de motoqueiros precisa fazer para fugir de uma guerra sangrenta entre facções. No processo, ele prioriza a segurança de sua família e conhece uma mulher que o entende perfeitamente. Essa é a primeira vez que o diretor chinês concorre à Palma de Ouro.

 

Atlantique – Mati Diop
Mati Diop é uma jovem francesa descendente de senegaleses que realiza trabalhos como atriz e diretora. Seu filme mais recente, Atlantique, se passa em um subúrbio popular de Dakar, onde trabalhadores da construção civil, sem pagamento há meses, decidem deixar o país pelo oceano em busca de um futuro melhor. Entre eles está Suleiman, o amante de Ada, prometido a outra mulher.

 

Little Joe – Jessica Hausner
Alice (Emily Beecham) é uma mãe solteira que trabalha em uma empresa que desenvolve novas espécies de plantas. Ali ela criou uma flor carmesim muito especial que, se mantida à temperatura ideal, alimentada e cuidada adequadamente, deixa seu dono feliz. Contra a política da empresa, Alice leva uma muda para casa como um presente para seu filho adolescente, Joe. Eles a batizam de “pequeno Joe”, mas, à medida que a planta cresce, Alice suspeita de que sua criação pode não ser tão inofensiva quanto o apelido sugere.

 

Sorry we missed you – Ken Loach
Ricky (Kris Hitchen) e sua família, sofreram um forte impacto com a crise de 2008. A oportunidade para superar as dificuldades financeiras surge na forma de uma van, que permite a Rick atuar como motorista autônomo. Contudo, esse novo trabalho desafia a unidade familiar. O diretor Ken Loach já ganhou a Palma de Ouro duas vezes anteriormente, pelos filmes Ventos da Liberdade (2006) e Eu, Daniel Blake (2016).

 

Les Misérables – Ladj Ly
Desenvolvido a partir de um curta de mesmo nome, Les Misérables é o primeiro longa do diretor Ladj Ly. Nele acompanhamos Stéphane (Damien Bonnard), que se junta à brigada anticrime de Montfermeil. Ali ele conhece seus novos companheiros de trabalho e descobre as tensões entre grupos diferentes dentro do mesmo distrito.

 

The Whistlers – Corneliu Porumboiu
Na trama, um policial tem a intenção de libertar um empresário corrupto de uma prisão em Gomera, nas Ilhas Canárias. No entanto, ele deve primeiro aprender o difícil dialeto local, uma linguagem que inclui entre outros gestos, sibilar e cuspir.

 

Frankie – Ira Sachs
Estrelado por Isabelle Huppert no papel principal, Frankie é uma narrativa sobre pessoas de três gerações diferentes que lutam por mudança de vida durante um dia de férias em Sintra. A histórica cidade portuguesa é conhecida por seus densos jardins, vilas e palácios de contos de fadas.  Esta é a primeira vez que o diretor concorre à Palma de Ouro. Ele é responsável por longas como O Amor é Estranho (2014) e Deixe a Luz Acesa (2012).

 

Portrait de la jeune fille en feu – Céline Sciamma
Na França do século 18, a jovem pintora Marianne (Noémie Merlant) é contratada para produzir o retrato de Héloïse (Adèle Haenel), sem que esta saiba. Dessa forma, Marianne observa sua modelo dia a dia para pintar o quadro à noite. Com o passar do tempo, as duas mulheres se tornam íntimas e dividem os últimos momentos de liberdade de Héloïse antes do casamento.

 

It Must Be Heaven – Elia Suleiman
Neste filme, o diretor palestino viaja por diferentes cidades ao redor do mundo onde encontra paralelos inesperados com a sua terra natal. De Paris à Nova York, ele observa os mesmos problemas de racismo, controle de imigração e comportamento policial. Elia tenta deixar sua nacionalidade de lado, mas é sempre lembrado disso e questiona o significado de identidade e do que se pode chamar de lar.

 

Mektoub, My Love: Intermezzo – Abdellatif Kechiche
Este filme não teve sua sinopse divulgada até o momento.