Cursos de edição de vídeos existem aos montes por aí. Porém, muito mais do que conhecer efeitos e atalhos nos programas de edição, um(a) bom/boa profissional precisa mesmo é saber contar histórias. Você sabe fazer isso? 

Bom, antes de te ensinarmos, vale apresentar alguns números sobre o mercado de edição de vídeos: Segundo dados da Cisco, referência mundial em pesquisa, o hábito de assistir vídeos é a 3° atividade mais executada hoje. E pasme: perde apenas para TRABALHAR e DORMIR.

Esse hábito se tornou ainda mais relevante durante a pandemia de covid-19. Segundo pesquisa conduzida pelo departamento de mídia da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, o consumo de vídeos, filmes ou programas de TV é a principal atividade dos brasileiros na internet em 2020

Confirmando essa tendência, em um estudo organizado pela Talkshoppe a pedido do YouTube, 91% dos entrevistados confirmaram ter aumentado seu tempo de navegação no canal e 54% afirmaram que vão passar a usar ainda mais a plataforma.  

Se pensarmos no streaming, esse comportamento permanece o mesmo. De acordo com dados da Conviva, empresa especializada em inteligência integrada de dados, as plataformas de streaming cresceram 20% globalmente e 26,6% na América Latina em 2020. No Brasil, serviços como o Telecine registraram um crescimento de 400% no número de cadastros e de 100% no número de filmes assistidos desde o início da quarentena. 

Diante desse cenário tão promissor e de um mercado aquecido, como é possível se tornar um(a) editor(a) de vídeos sem sair de casa? A resposta você confere na Maratona Hackeando a Edição de Vídeos organizada pelo Cinemascope em parceria com a Impulso Filmes

Ao se inscrever você tem acesso a 3 encontros completamente gratuitos, onde vai aprender tudo aquilo que precisa para dar o pontapé inicial na sua carreira de editor(a) de vídeos. 

O evento é GRATUITO e você pode se inscrever no link abaixo. Essa é uma oportunidade imperdível: 

 

INSCRIÇÕES AQUI

 

Maratona Hackeando a Edição de Vídeos | Programação Completa

29/03
Afinal, o que faz o editor de vídeos?
Sobre: Neste vídeo, Daniel apresenta parte de sua trajetória, além de detalhar o ofício de editor e como funciona o mercado de atuação. Hoje, Mestre em Cinema e Audiovisual e membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC), Daniel assina a montagem do longa Vinil, Poeira e Groove, além de mais de 16 curtas-metragens, 4 séries para os canais Globosat, 6 videoclipes e dezenas de filmes publicitários. O professor também é responsável pela edição do documentário Korubo, produzido pela FUNAI em parceria com a ONG espanhola IWIGIA. 

30/03
Cinema e Edição: do copião ao corte final
Sobre: Aqui, Daniel explica os aspectos teóricos e cotidianos relacionados à montagem para cinema. Ao longo de sua explanação, o professor aborda as etapas que integram o processo de montagem, desde o copião até o corte final e a entrega para a pós-produção. Ainda rola também a análise da técnica na cena de abertura do filme Drive (2011). 

31/03
Novos formatos, novos fluxos de trabalho, novos mercados
Sobre: Para completar, nesse terceiro vídeo Daniel aborda as diferentes pipelines para edição de formatos distintos, seja para internet, TV, filmes publicitários, cinema, etc. Também rolam dicas valiosas de como se preparar para entrar no mercado de trabalho. 

INSCRIÇÕES AQUI

Para saber mais

Para aprofundar seus conhecimentos sobre edição de vídeos, separamos alguns links interessantes para você: 

Live “Editando um sucesso: a lógica da montagem no cinema”, um bate papo com o Daniel Couto sobre os filmes que se destacaram por sua montagem recentemente, além de uma conversa sobre as técnicas preferidas de Hollywood na sala de edição. 

O vídeo “Bacurau: geografia cênica e a correspondência do olhar”, parte de uma aula bônus do curso Introdução à Edição de Vídeos onde Daniel Couto analisa a geografia cênica e a correspondência do olhar a partir de uma cena do filme Bacurau (2019).

Curso Introdução à Edição de Vídeo: aqui, o professor Daniel Couto convida estudantes a conhecer um verdadeiro panorama sobre o processo de edição e montagem de materiais audiovisuais. Com aulas teóricas e práticas, Daniel auxilia você a tomar as melhores decisões em prol do seu trabalho, seja ele um longa metragem, um curta, um clipe ou vídeos para o YouTube. As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui

Artigos: Daniel escreveu uma série de artigos referentes a edição e montagem em nosso site. Entre eles estão Entre pêssegos e slow motion: os detalhes da montagem em Parasita, Montagem cinematográfica: da moviola ao Adobe Premiere, Kuleshov em xeque: o trabalho das mulheres na edição e Adoráveis Mulheres: história clássica com montagem contemporânea.

Sobre o professor

Daniel Couto é jornalista, mestre e doutorando em Cinema e Audiovisual pela UFJF. Desde 2009 atua como editor e finalizador de filmes publicitários, clipe, programas de TV e Cinema. É sócio-diretor da produtora Impulso Filmes e, entre seus principais trabalhos, estão a montagem dos longas “Korubo – Uma etnia entre fronteiras” (Brasil-Espanha, 2015), “Vinil, Poeira e Groove” (Canal Brasil, 2018) e do curta Barbante (Canal Brasil, 2017). É membro da EDT – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, professor dos cursos de Comunicação Social do Centro Unviersitário Estácio de Sá Juiz de Fora e professor do curso “Introdução à Edição de vídeos” do portal Cinemascope.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.