Ao assistir seus filmes favoritos alguma vez você já se perguntou o porquê de serem tão fantásticos? Qual elemento contido ali nos faz chorar, arrepiar, rir e até mesmo comemorar as vitórias junto com os personagens?

Existem diversos fatores que contribuem para esse efeito. Contudo, sem a fotografia e a edição, partes fundamentais de um filme presentes desde os primórdios do cinema, talvez não estaríamos tendo essa conversa.

Para você que quer se aprofundar no assunto, o Cinemascope oferece gratuitamente a Masterclass “Direção de Fotografia: Construindo Histórias Através da Imagem”.

Nela, o professor Kiko Barbosa apresenta, de maneira teórica e prática, um olhar inovador sobre a composição fotográfica dos filmes, utilizando-se para isso de conceitos de gestalt e muitos exemplos.

QUANDO

Quinta-feira 28 de agosto, às 19h
Duração de até 3h*

*A masterclass não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo.

PARA QUEM SE DESTINA

A Masterclass de Direção de Fotografia é direcionada para estudantes, críticos, cineastas, youtubers, creators, fotógrafos, diretores de fotografia, pessoas que tenham interesse em produzir qualquer conteúdo audiovisual, amantes do cinema e entusiastas da área de fotografia.

A aula acontece gratuitamente no dia 28/08 às 19h. Garanta sua inscrição aqui.

MOTIVOS PARA SE INSCREVER

  • Aula ministrada por um profissional atuante, premiado internacionalmente em sua área
  • E-book com um glossário de termos referentes à direção de fotografia
  • Contato extra-aula com o professor para tirarr possíveis dúvidas

PARA SABER MAIS

Para aprofundar seus conhecimentos sobre direção de fotografia e conhecer o trabalho do Kiko Barbosa, separamos alguns links interessantes:

“Por Trás do Frame”: com quatro episódios disponíveis e mais alguns a caminho, a série conduzida por Kiko, disponível no YouTube, analisa filmes e séries a partir da ótica da direção de fotografia. 

 

Já na live De Tempos Modernos A Blade Runner 2049: Inovações na narrativa fotográfica Kiko conversa sobre as inovações narrativas e tecnológica no campo, seus usos ao longo da história do cinema e o que constitui o trabalho do profissional de fotografia dentro do processo fílmico. 

 

Sobre Kiko Barbosa: Formado em jornalismo pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, inicou sua carreira no audiovisual em 2007, quando passou por emissoras de TV e produtoras de vídeo exercendo a função de operador de câmera. Mais tarde, tornou-se Diretor de Fotografia, tendo a oportunidade de contribuir para projetos de empresas como Editora Abril, MRS, DM9, Exército Brasileiro, HBO Latin America, entre outras. Recentemente, fez parte da equipe de câmera como DP2 do documentário Holocausto Brasileiro, produzido pela HBO e exibido no canal MAX. Na área de cinema, dirigiu a fotografia de mais de 15 curtas, dentre eles Sleep (2013, EUA), premiado no SciFi Boston Film Festival e com o prêmio de melhor Fotografia no NY Short Film Festival. Posteriormente, o curta foi selecionado por IAN SFB e Fernando Meirelles como um dos finalistas do festival The Walkers, promovido pela Johnnie Walker International, em 2014. É sócio-fundador da Impulso Projetos Audiovisuais. 

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.