Qual é a relação entre o Oscar e o cinema documentário?

Quais são as características apreciadas em um documentário para ser premiado pela Academia?

Entre os filmes indicados em 2021, qual se destaca e por que?

Essas e outras perguntas serão respondidas por Fábio Monteiro durante a MASTERCLASS GRATUITA: Documentário e Oscar

Nesse encontro, o professor fará uma análise sobre os títulos mais recentes a vencerem na categoria de Melhor Documentário e trará um olhar teórico sobre o assunto, a fim de problematizar a linguagem documental como uma janela de interpretação histórica e filosófica da realidade. 

 

INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

QUANDO
Quinta-feira 22 de abril, às 19h*

*A masterclass não ficará disponível depois, somente quem assistir ao vivo terá acesso ao conteúdo.

**Ofereceremos um certificado a todos os que assistirem a aula até o final.  

PARA QUEM SE DESTINA

Estudantes; críticos; cineastas; jornalistas; historiadores da arte e do cinema; professores de História, Arte, Cinema, Filosofia e matérias correlatas; entusiastas do cinema documentário.

A aula acontece gratuitamente no dia 22/04 às 19h.

INSCRIÇÕES GRATUITAS

 

PARA SABER MAIS: 

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o cinema documentário e conhecer um pouco da didática do professor Fábio Monteiro, separamos alguns links caprichados:

Curso de Introdução ao Documentário: aqui, o professor Fábio Monteiro busca ir além do senso comum e se aventura na exploração das relações entre Cinema e Humanidades. Cada aula possui um filme chave que auxilia na decodificação de períodos históricos específicos. O curso se destina não só aos entusiastas do cinema documentário, como também a todos que queiram atuar nesse ramo do audiovisual ou mesmo compreender melhor a história dos séculos XX e XXI. É possível conferir uma aula gratuita clicando aqui.

As turmas estão fechadas, mas em breve serão abertas para novas matrículas. Saiba mais aqui. 

Artigos: Fábio escreveu uma série de artigos referentes ao cinema documentário em nosso site. Entre eles estão Afinal, o documentário é um gênero ou um tipo de linguagem? A Batalha do Chile: documentário e revolução social e Democracia em Vertigem e a a Verdade Extática 

Em nosso instagram você confere a série Doc.etc onde Fábio Monteiro aborda diversos aspectos do cinema documentário em vídeos de até 5 minutos. Muito conhecimento compilado em pouco tempo:

Já na live Lugares de Falas x Lugares de Imagens: um panorama do negro no cinema brasileiro Fábio conversa com Magno Martins sobre o representatividade e o espaço dedicado ao corpo negro no cinema brasileiro, seja na ficção, seja nos documentários. 

 

Também vale conhecer o canal Vestibular em Cena onde o Fábio conduz vídeos que relacionam humanidades e cinema

Sobre o Professor

Após graduar-se em História e Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP Fábio Monteiro seguiu adiante os estudos transitando entre as Humanidades e o Cinema. Conheceu os grandes festivais e mostras de cinema brasileiros, cursou Especialização em Documentário pela EICTV e teve a oportunidade de monitorar oficinas de audiovisual em escolas públicas e privadas no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, além das unidades do SESC. Hoje é doutor em História pela PUC/SP onde desenvolveu a pesquisa intitulada “Das imagens políticas à poética da imagem – História, memória e testemunho no cinema de Patricio Guzmán”, é produtor do canal Vestibular em Cena e colunista do Jornal O Vale. Atualmente, é professor do Curso de Introdução ao Cinema Documentário do Cinemascope.

Navegue por nossos conteúdos

CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.

DESVENDE O MUNDO DO CINEMA

A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.