Da redação

Que tal passar uma noite inteira entre espaçonaves, asteroides flamejantes, sinais misteriosos e criaturas pra lá de estranhas? “Terror no espaço” é o tema da edição de agosto do Noitão Caixa Belas Artes, realizado nesta sexta-feira (21/08), a partir da meia-noite. A tradicional madrugada cinematográfica ocupará três salas, com programas diferentes, à escolha do cinéfilo. O “sobreviventes” ganham um kit café da manhã ao final da maratona.

Mais do que fenômenos de bilheteria, a curadoria do programa selecionou filmes que se tornaram ícones de gerações. A Sala 1 – Villa-Lobos será dedicada à série que mudou os rumos da ficção científica no cinema: Alien – o oitavo passageiro abre o programa. O filme apresentou ao mundo o talento de Sigourney Weaver e Ridley Scott e conquistou o Oscar de Melhor Efeito Visual, há quase quatro décadas. Em seguida vêm Aliens – o resgate, de James Cameron; e Alien 3, de David Fincher. O programa termina na manhã de sábado, às 07h10.

Já a Sala 2 – Candido Portinari exibe Vampiros de almas, de Don Siegel, um dos clássicos absolutos do terror sci-fi dos anos 50. A trama se desenvolve em uma cidadezinha da Califórnia, às voltas com episódios suspeitos: um médico recebe vários pacientes reclamando que as pessoas de seu convívio estão estranhas, parecem não ter sentimento. Ele acaba descobrindo que criaturas extraterrestres estão invadindo a cidade, substituindo os moradores com corpos idênticos, mas sem alma. Em sequência vêm ‘Fantasmas de Marte’, de John Carpenter; e um filme surpresa, que será revelado minutos antes da sessão. A maratona encerra às 06h05.

O homem que caiu na Terra, de Nicolas Roeg, abre a maratona na Sala 5 – Carmen Miranda. No longa, David Bowie é Thomas Jerome Newton, um alienígena que vem à Terra em busca da salvação de seu planeta. O vencedor do Oscar de Efeitos Especiais em 1953 ‘Guerra dos mundos’, de Byron Haskin, dá sequência ao programa, seguido por um filme surpresa. A “jornada interplanetária” encerra na manhã de sábado, às 06h30.