Por Domitila Gonzalez

Repleto de piadocas e efeitos especiais, Perdido em Marte é a direção mais recente de Ridley Scott (Hannibal; 2001). Baseado no livro homônimo de Andy Weir, o roteiro de Drew Goddard (Guerra Mundial Z; 2013) traz quase duas horas e meia de uma ficção científica carregada de tempos esquisitos e soluções criativas para problemas impossíveis.

Matt Damon é Mark Watney, um astronauta da NASA relatado como morto, depois de um contratempo em um dos trabalhos de campo de sua equipe. Comandados por Melissa Lewis (Jessica Chastain), todos voltam para a base espacial sem saber, contudo, que o cara estava vivinho da silva no Planeta Vermelho, e com um monte de pepinos pra resolver. Para voltar para a Terra, ele teria que se manter vivo por quatro anos, tempo necessário para que a equipe de resgate conseguisse alcançá-lo.

Gosto da ideia de um filme pipoca-com-manteiga, às vezes. Não é um longa de grandes teorias ou questionamentos. O roteiro mastigadinho contribui para uma fruição sem crises. Para quem estava esperando vir do diretor um caminhão épico e freak, como em Alien (1979), Blade Runner (1982), Cruzada (2005), Hannibal (2001), Gladiador (2000), ficamos surpresos com um entretenimento leve e até enfadonho, apesar do humor constante nas cenas de diário de bordo de Matt Damon. Aqui, nosso soldado Ryan está mais à vontade, em outro clima.

Ainda assim, Matt Damon é mais uma indicação “wtf?” ao Oscar de Melhor Ator. Não há absolutamente nenhum ponto de virada do protagonista. O filme é tão linear, mas tão linear, que nem a volta pra casa chega a ser emocionante. O personagem encara tudo com bom humor, então a curva de ação dele não tem pra onde caminhar, quando chegam as boas notícias.

Acredito que, se estivermos esperando prêmios para Perdido em Marte, serão os das categorias técnicas. O 3D estava sensacional, a fotografia inventiva e extremamente realista deu um tom especial à narrativa e os efeitos sonoros colaram ao roteiro. Mas não temos um melhor filme e, definitivamente, não temos o melhor ator do ano.

Perdido em Marte
Perdido em Marte (The Martian)

Ano: 2015

Diretor: Ridley Scott

Roteiro: Drew Goddard, baseado no livro de Andy Weir

Elenco Principal: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig

Gênero: Aventura, Drama, Ficção Científica.

Nacionalidade: Estados Unidos/Inglaterra

Veja o Trailer:

 

Galeria de Fotos: