Da redação

A maior premiação do cinema nacional acaba de divulgar a lista dos indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2013. Escolhidos pelos membros da Academia Brasileira de Cinema, os finalistas foram anunciados e a votação de algumas categorias estão abertas para público via internet.

O filme Gonzaga de Pai para Filho, de Breno Silveira tem o maior número de indicações (15), seguido pelo filme Xingu, de Cao Hamburguer (13), Corações Sujos, de Vicente Amorim (10), Heleno, de José Henrique Fonseca (9) e 2 Coelhos, de Afonso Poyart (8). Febre do Rato, de Claudio Assis e Paraísos Artificiais, de Marcos Prado, receberam 5 indicações cada.

Confira os demais indicados.

O público poderá votar, de 25 de outubro a 12 de novembro, nas seguintes categorias: Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Documentário e Melhor Longa-Metragem Estrangeiro. Clique aqui para votar .

Além das premiações, a ceromônia homenageará a atriz Ruth de Souza, por sua importante carreira no mundo cinematográfico brasileiro. O diretor Roberto Santos será homenageado post morten do Grande Prêmio. Ismail Xavier, um dos mais respeitados críticos e estudiosos do cinema nacional e internacional, receberá o Prêmio Especial de Preservação. A cerimônia ainda homenageará grandes mestres do riso como Oscarito, Grande Otelo, Mazzaroppi, Dercy Gonçalves e Os Trapalhões.

Os vencedores receberão o Troféu Grande Otelo durante a cerimônia de premiação que será realizada no dia 13 de novembro, às 21h, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A premiação será transmitida ao vivo , a partir das 20h45 no Canal Brasil, e também no site ww.canalbrasil.com.br