Por Diêgo Araújo

O  terror sempre mexeu com o imaginário – e os sentidos – das pessoas ao longo da história do cinema. É inegável o poder avassalador que filmes desse gênero conseguem exercer, levando multidões de espectadores às salas onde as produções são exibidas. Com o principal propósito apenas de assustar, entreter e encher os bolsos das produtoras, na maioria das vezes com produções baratas e recheadas de clichês, mas que arrecadam fortunas no mundo todo, esses longas não poderiam deixar de compôr o calendário de estreias no ano vigente.

A seguir, selecionamos oito produções que merecem a sua atenção (ou não). Obviamente, nos baseamos apenas em suposições, considerando a sinopse e o possível impacto que o filme poderá causar no público em virtude do investimento (pesado) em marketing. Confira:

1. BONECO DO MAL (The Boy)

Cinemascope - Boneco do Mal

Annabelle, é você? Não, não é, embora a premissa do filme seja bastante similar. Na trama, uma garota (interpretada pela Laura Cohan, de The Walking Dead) é contratada por uma família rica para ser babá de uma criança. O que ela não sabe é que o garoto, na verdade, trata-se de um boneco que passou a ser tido como filho após a morte do verdadeiro herdeiro do casal. Coisas estranhas começam a acontecer com a jovem babá quando ela não segue uma lista de exigências que os donos da casa entregam a ela. A partir daí, sim, você estará praticamente assistindo a um “Annabelle” em versão masculina.

SOBRE O TRAILER: apesar de carregar clichês típicos do gênero, a fotografia e a presença sublime da Cohan devem valer seu tempo e dinheiro.

ESTREIA: 18 de fevereiro.

 2. FLORESTA MALDITA (The Forest

Cinemascope - Floresta Maldita

O longa aproveita a deixa da Floresta dos Suicidas, situada em algum lugar real do Japão, para tecer a sua trama fantasiosa e devoradora de clichês. O filme é protagonizado pela belíssima Natalie Dormer, de Game of Thrones, que aqui vive uma jovem que tem um mau presságio com a sua irmã gêmea e descobre, posteriormente, que a garota se suicidou na floresta amaldiçoada. A partir daí, começa a saga da personagem em busca de uma solução destemida e aventureira para a morte da irmã.

SOBRE O TRAILER: bonitinho, mas ordinário. Bateu aquela velha sensação de “você já viu esse filme… várias vezes!”.

ESTREIA: não anunciada no Brasil.

3. CHAMADOS (Rings)

Cinemascope - Chamados

Ainda não há sinopse oficial divulgada, mas especula-se que o longa irá abordar a origem da maldição de Samara, com detalhes do assassinato da garota pela mãe. Uma das hipóteses é que a trama se passe treze anos após O Chamado e que, por meio de flashbacks, sejam desenvolvidas as cenas, o que indica que a maldição, possivelmente, ainda causará mais vítimas, dada a sua ambientação em um futuro, com novos personagens.

ESTREIA: 07 de abril.

4. UMA NOITE DE CRIME 3 / O EXPURGO 3 (The Purge 3)

Cinemascope - O Expurgo 3

James DeMonaco nos leva a mais uma intensa e sangrenta noite de Expurgo. Não há muito o que comentar sobre o roteiro do filme, né? Ainda em desenvolvimento, a estreia está confirmada para 01 de julho no Brasil e, certamente, lotará várias salas.

5. INVOCAÇÃO DO MAL 2 (The Conjuring 2)

Cinemascope - Invocação do Mal 2

Sete anos após os eventos de Invocação do Mal (2013), o casal Warren segue para a Inglaterra com o intuito de ajudar uma garotinha atormentada por uma manifestação de poltergeist. O roteiro é baseado em mais um caso real registrado pelos investigadores paranormais.

SOBRE O TRAILER: entrega pouco, mas mostra uma produção de primeira, assim como no primeiro longa. É uma produção dirigida pelos James Wan. Então, com certeza vale o ingresso!

6. AMITYVILLE: O DESPERTAR (Amitivylle: The Awakening)

Cinemascope - Invocação do Mal 2

Não bastou Horror em Amityville (2005), agora, vem aí mais uma produção visivelmente barata e sem noção para explorar um tema já batido e desnecessário. Por incrível que pareça, a trama conta com papel de destaque da Jennifer Jason Leigh, indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Os Oito Odiados.

SOBRE O TRAILER: veja a imagem de destaque. Tem certeza que você precisa ver esse trailer?

ESTREIA: 15 de abril.

7. LEATHERFACE

Cinemascope - Leatherface

Ambientada nos anos 1970, a trama mostra os primórdios de um adolescente violento e problemático que, anos depois, viria a ser o temido e icônico Leatherface. Levando em conta toda a trajetória de O Massacre da Serra Elétrica, com certeza vale a pena uma conferida na tela grande. Só não se anime demais, com roteirista pouco confiável e direção duvidosa, não vale a pena criar grandes expectativas.

8. DO OUTRO LADO DA PORTA (The Other Side of the Door)

Cinemascope - Do Outro Lado da Porta

Maria é uma mãe desesperada que, tentando se comunicar com seu filho falecido, ingressa em um ritual macabro e perigoso. O que ela não imaginava era que, no meio do processo, abriria um portal entre o mundo dos mortos e o nosso. Perseguida, a personagem faz o impensável para salvar a sua família e reparar o erro.

SOBRE O TRAILER: acho melhor esperar o filme chegar ao Netflix.

ESTREIA: possivelmente em março, sem data confirmada.

Pelo visto o calendário de estreias macabras e assombrosas pra 2016 anda um pouco cômico. À exceção de Invocação do Mal 2, que deve render bons sustos, e Uma Noite de Crime 3, que promete chocar o público com acirrada violência gratuita, temos um leque de longas de procedência duvidosa. Sem contar os que não entraram na lista. 😉