Por Magno Martins e Bruno Tavares
O Cinema, por si só, encanta milhões de pessoas em todo o mundo. Em cada produção, independente de sua origem, é o resultado prático de muitos conceitos e conhecimentos, uma vez que um filme conta com um time de profissionais de diferentes áreas, com o intuito de chegar aos nossos olhos as melhores histórias contadas com perspectivas diferentes.
E, claro, o Cinema é uma área do conhecimento. Cada vez mais pessoas se apaixonam pela sétima arte, movimentando cursos livres, universidades e muito mais. Com isso, diversos livros são lançados para suprir a necessidade do saber daqueles que desejam se aprofundar ainda mais nesse mundo encantador que é o cinema..
E pensando nisso, o Cinemascope selecionou 20 livros que realmente não podem faltar na sua biblioteca. São obras que ajudarão e muito na sua busca de informações relacionadas a documentários, diretores renomados, biografias de grandes ícones e por aí vai. Confira abaixo e boa leitura!
Livros de autores brasileiros
Cinefilia Crônica: Comentários Sobre o Filme de Invenção
Autor: Donny Correia
Editora: Desconcertos
Ano de Edição: 2019
Donny Correia é mestre e doutor em estética e história da arte pela USP e crítico de cinema. Escritor e poeta, já publicou 6 livros. Escreve ensaios e resenhas em jornais como O Estado de S. Paulo, Folha de S.Paulo. Também ministra o curso Introdução à Linguagem Cinematográfica na Plataforma de Cursos do Cinemascope. Seu livro, Cinefilia Crônica: Comentários Sobre o Filme de Invenção é uma coletânea de textos publicados ao longo dos últimos anos em periódicos como O Estado de S. Paulo, revista Cineplot e Psicologia em foco, além de ensaios a respeito de interações entre cinema e artes visuais e um breve percurso sobre um possível pai do cinema brasileiro.
Como Ver um Filme
Autor: Ana Maria Bahiana
Editora: Nova Fronteira
Ano de Edição: 2012
Como Ver um Filme é o livro ideal para quem gosta de saber tudo o que se passa na pré-produção, produção, finalização, distribuição e marketing de uma obra cinematográfica. É um livro com excelentes referências do mundo do cinema, repassando informações sobre grandes clássicos como O Poderoso Chefão, Tubarão, O Iluminado, Blade Runner, entre outros. Além disso, a autora busca as diferentes vertentes de Filosofia, Literatura e Teatro que permeiam o universo do cinema. Uma excelente obra para visualizar o cinema além das telonas!
O Século do Cinema
Autor: Glauber Rocha
Editora: Cosac Naify
Ano de Edição: 2006
Se você é fã de cinema nacional e/ou gostaria de conhecer mais sobre o nosso mercado, O Século do Cinema é uma obra incrível para que você complemente seus conhecimentos. Glauber Rocha, um dos diretores mais renomados do Cinema Brasileiro traz para o leitor suas críticas e até mesmo sobre suas obras como cineasta, jornalista e crítico. Em suas páginas, diversas metáforas e perspectiva de Glauber ganham vidas em seus textos, que também referenciam Jean-Luc Godard. Uma obra ímpar e de muita importância para o acervo audiovisual brasileiro.
Cinema De Novo
Autor: Luiz Zanin Oricchio
Editora: Estação Liberdade
Ano de Edição: 2003
Para você que deseja aprender ainda mais sobre o Cinema Brasileiro, o livro Cinema De Novo traz para o leitor grandes reflexões sobre o declínio do Cinema Brasileiro em 1990 até seu renascimento e sobrevivência nos dias atuais. É uma obra interessante, que busca relacionar o Cinema Nacional com a realidade da nossa sociedade e traz uma visão analítica de importantes obras do cinema audiovisual como Terra Estrangeira, Sábado, O Invasor e Cidade de Deus. Se você aprecia nosso cinema, é uma obra e tanto!
Este Mundo é um Pandeiro
Autor: Sérgio Augusto
Editora: Companhia das Letras
Ano de Edição: 1989
Este Mundo é um Pandeiro apresenta não só a história das comédias carnavalescas produzidas no Rio entre os anos 1940 e 1950, mas também uma crônica do ethos cultural brasileiro. Isso porque muitos estudiosos consideram a Chanchada como o gênero cinematográfico brasileiro por excelência. Ícones como Oscarito, Grande Otelo, Carmem Miranda e Anselmo Duarte têm suas histórias apresentadas aqui, contrastadas por um panorama histórico que vai do Estado Novo à Juscelino Kubitschek.
Nova História do Cinema Brasileiro (vol 1 e 2)
Autor: Vários Autores
Editora: Edições SESC
Ano de Edição: 2018
É cinema nacional que você quer?Nova História do Cinema Brasileiro (vol 1 e 2) reúne uma série de textos de diversos pesquisadores e especialistas sobre o cinema nacional. O primeiro volume traça uma análise desde a década de 1910 até 1950, passando por cinema mudo, início do cinema sonoro, as chanchadas e a criação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.
O segundo volume compreende o cinema nacional do pós-guerra até a contemporaneidade, abordando o Cinema Novo, o Cinema Boca do Lixo, a Embrafilme, a pornochanchada e a retomada. Uma verdadeira retrospectiva do audiovisual brasileiro.
O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome
Autor: Lufe Steffen
Editora: Giostri
Ano de Edição: 2016
Como são retratados os personagens LGBTQIA+ nos filmes nacionais? A resposta está em O Cinema que Ousa Dizer Seu Nome . Por meio de entrevistas diretas, o autor reúne conversas com um grupo de cineastas brasileiros que têm se dedicado a contar histórias com personagens gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros. Tendo como foco a produção a partir da Retomada, a obra mostra os caminhos abertos por um cinema esteticamente eclético, com linguagens múltiplas, mas unificadas por um tema: a diversidade sexual.
Helena Solberg – do cinema novo ao documentário contemporâneo
Autor: Mariana Tavares
Ano de Edição: 2014
Esta obra acompanha 50 anos da produção da cineasta brasileira. Única diretora a integrar o movimento do Cinema Novo, Helena Solberg possui uma ampla produção tanto documental quando ficcional. Seus filmes abordam sobretudo a militância política e feminista.
Feminino e Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro
Autoras (orgs): Karla Holanda e Marina Cavalcanti Tedesco
Editora: Papirus
Ano de Edição: 2017
Feminino e Plural: Mulheres no Cinema Brasileiro conta uma história que ficou oculta por décadas: a participação feminina no cinema nacional. Feminino Plural resgata a trajetória de realizadoras fundamentais para trajetória do audiovisual brasileiro e reforça a força criativa da mulher no cinema.
Eduardo Coutinho
Autor (org): Milton Ohata
Editora: Cosac & Naify
Ano de Edição: 2013
Este livro é uma homenagem aos 80 anos do cineasta Eduardo Coutinho. Na parte um, a obra reúne dois ensaios e dez entrevistas, além de 39 textos de críticas escritos por Coutinho para o Jornal do Brasil entre 1973 e 1974. A segunda parte apresenta depoimentos de pessoas que trabalharam com o diretor. Por fim, a terceira parte contém um conjunto de resenhas e vários textos inéditos sobre a filmografia de Coutinho, escritos por outros diretores de várias gerações.
Cinema e Políticas de Estado: da Embrafilme à Ancine
Autor (org): Melina Izar Marson e Alessandra Meleiro (org)
Editora: Escrituras
Ano de Edição: 2009
Em tempos de Ancine ameaçada, o Cinemascope acredita na disseminação de conhecimento. Por isso, recomendamos o livro Cinema e Políticas de Estado – Da Embracine à Ancine. Escrita por Melina Marson, a obra traça uma linha na história do cinema nacional, desde a atuação da Embracine, sua extinção no início dos anos 1990, passando pela criação da Lei Rounaet e da Lei do Audiovisual e culminando com a criação da Agência Nacional do Cinema – Ancine. No livro dá pra entender tudo o cenário que gerou a criação do órgão e sua importância.
Livros de autores estrangeiros
Como a Geração Sexo-Drogas-e-Rock’n’Roll Salvou Hollywood
Autor: Peter Biskind
Editora: Intrínseca
Ano de Edição: 2009
Para você que gostaria de saber tudo sobre os bastidores do cinema entre as décadas de 60 e 80, Como a Geração Sexo-Drogas-e-Rock’n’Roll Salvou Hollywood é uma obra extremamente indispensável. Até mesmo o periódico britânico The Sunday Times afirmou que “Se existe um livro melhor sobre os bastidores do cinema, gostaríamos de ver.” São histórias de grandes e renomados diretores que, no início de suas carreiras, inovaram e renovaram o cinema hollywoodiano com suas obras. O livro ainda leva o leitor diretamente para os bastidores de grandes clássicos como O Exorcista, Apocalypse Now, Cabaret, Guerra nas Estrelas e muitos outros. Indispensável!
Meu Último Suspiro
Autor: Luis Bruñuel
Editora: Cosac Naify
Ano de Edição: 2009
Para você que busca um livro sobre cinema que traz muitas reflexões sobre a vida e a arte, certamente Meu Último Suspiro é uma obra que não pode faltar em suas mãos. Com a ajuda de seu roteirista Jean-Claude Carrière, o cineasta Luis Buñuel trouxe suas histórias, contando fielmente, por meio de suas memórias, os erros e acertos de suas obras, além de sua importância de trazer o Surrealismo para o Cinema, com parceria de grandes artistas como Salvador Dalí e Garcia Lorca. Um ótimo livro!
Os Últimos Anos de Marilyn Monroe
Autor: Keith Badman
Editora: Benvirá
Ano de Edição: 2012
Se quiser conhecer mais sobre a vida de uma das maiores estrelas de todos os tempos, Os Últimos Anos de Marilyn Monroe é uma obra impecável. Uma biografia repleta de pesquisas sobre a vida e carreira de Marilyn Monroe, a atriz que marcou o cinema com suas atuações (e porque não extravagâncias?), além de fatos sobre sua vida privada e muito mais. O livro leva o leitor para uma viagem desde a infância até a fase glamour da estrela, mostrando suas visões, paixões e problemas, além de grandes mistérios, como seu possível envolvimento com Presidente John Kennedy e sua morte. Uma obra extremamente completa.
Chaplin – Uma Biografia Definitiva
Autor: David Robinson
Editora: Novo Século
Ano de Edição: 2011
Se você é fã da inestimável obra de Charlie Chaplin, a biografia Chaplin – Uma Biografia Definitiva é um livro que você precisa ler. O autor David Robinson traz ao leitor toda a vida de Chaplin, desde sua infância miserável, o auge de sua carreira e seu derradeiro fim na Suíça. Além de trazer tudo sobre sua filmografia, o livro aborda fielmente todos os escândalos da vida pessoal do cineasta, além dos problemas políticos que suas obras e ideais fizeram de Chaplin um grande ícone do cinema. Além disso, a obra foi referência para o filme Chaplin, lançado em 1992, com direção de Richard Attenborough e Robert Downey Jr interpretando Charlie Chaplin.
Espelho Partido
Autor: Silvio Da-Rin
Editora: Azougue Editorial
Ano de Edição: 2004
Se você busca mais conhecimento na área de Documentário, Espelho Partido é uma obra que trará o melhor do cinema documental brasileiro. O cineasta Silvio Da-Rin traz ao leitor suas perspectivas e visões sobre a obra documental que busca o objetivo real e sua representação. Em suas páginas, o livro traz referências como Lumière, Robert Flaherty, Dziga Vertov e Jean Rouch, além de trazer a obra inestimável de Eduardo Coutinho.
Ismos – Para Entender o Cinema
Autor: Ronald Bergan
Editora: Globo
Ano de Edição: 2011
Para você que gostaria de aprender mais sobre o cinema além de seus gêneros, Ismos – Para Entender o Cinema é uma obra indispensável para seus conhecimentos. O livro aborda a perspectiva de vários ismos do mundo cinematográfico, retratando diversos marcos importantes de sua história. Em seus capítulos, o leitor é levado no cinema de Glauber Rocha, passando pelos filmes mainstream hollywoodianos, cinema soviético, além de aprender mais sobre as vanguardas europeias e o cinema asiático. É uma volta ao mundo com a perspectiva cinematográfica! Excelente!
Hitchcock/ Truffaut – Entrevistas
Autor: François Truffaut
Editora: Companhia das Letras
Ano de Edição: 2004
Se você é fã de Alfred Hitchcock e/ou François Truffaut, a obra Hitchcock/ Truffaut – Entrevistas é uma excelente para entender a relação entre os dois grandes cineastas que marcaram a história do cinema mundial. No livro, François envia 500 perguntas para Hitchcock para mostrar ao mundo que o diretor inglês era um grande gênio. Então Hitchcock responde cada uma das perguntas com muitos detalhes e preciosismo que somente ele teria em relação aos seus projetos, suas visões de vida e de cinema, além de segredos que permeavam nos bastidores de seus filmes. Uma obra incrível!
História do Cinema
Autor: Mark Cousins
Editora: Martins Fontes
Ano de Edição: 2013
Quer aprender mais sobre o percurso histórico do cinema? Então o livro História do Cinema será um prato cheio. O autor Mark Cousins leva o leitor uma visão de toda a evolução do cinema, desde o Cinema Mudo até o Cinema Moderno. Neste livro, você aprenderá mais sobre as técnicas e invenções de cada época, além de aprender mais sobre a trajetória cinematográfica de diversos países e seus principais percussores. Indispensável para os cinéfilos!
Tudo Sobre Cinema
Autor: Christopher Frayling
Editora: Sextante
Ano de Edição: 2011
Esse é para quem deseja aprender realmente Tudo Sobre Cinema. O livro conta com toda a história do Cinema, com análises impecáveis de excelentes obras-primas, além de ilustrações com as principais cenas inesquecíveis de grandes clássicos. O que realmente diferencia essa obra é todo o contexto sociocultural que permeiam nas análises dos filmes, fazendo com o que o leitor compreenda a importância social de grandes filmes e cineastas que mudaram a história do cinema. É um livro que também permite uma viagem pelo glamour, sucesso e a decadência de grandes astros e estrelas mundiais. Recomendadíssimo!
E então, gostou da nossa seleção? Faltou algum? Deixe nos comentários!
Ah, e ótimas leituras 😉
Navegue por nossos conteúdos
- Gosta de opiniões sobre filmes? Clique aqui e confira todas as críticas especializadas em nosso site.
- No Cinemascope você encontra os melhores especiais sobre cinema. Acesse aqui e prepare-se para mergulhar em incríveis retrospectivas cinematográficas.
- Clique aqui e fique que por dentro de notícias e novidades sobre cinema.
- Temos uma equipe maravilhosa espalhada por todo o Brasil. Conheça nossos Cinemascopers!
- Acreditamos no poder do Cinema e do Audiovisual para a cultura e conhecimento. Considere tornar-se um apoiador do Cinemascope.
CONECTE-SE COM O CINEMASCOPE
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com seus amigos que amam cinema. Aproveite e siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e Spotify.
DESVENDE O MUNDO DO CINEMA
A Plataforma de Cursos do Cinemascope ajuda você a ampliar seus conhecimentos na sétima arte.